Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Inovar faz o varejo crescer

06/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Micro e pequenas empresas que implantaram novas ideias de gestão após missão aos Estados Unidos apresentam resultados durante a Febravar 2016

Da Redação

A empresária Tatiani Herrmann apresenta as melhorias implementadas na Loja Paty's (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – A inovação que chegou aos pequenos negócios gaúchos após a participação em missão empresarial do SEBRAE/RS aos Estados Unidos, no início do ano, foi uma das atrações do primeiro dia da Febravar – Feira Brasileira do Varejo, que acontece em Porto Alegre até 8 de julho, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul. Duas das micro e pequenas empresas que viajaram para a NRF 2016, em Nova Iorque, relataram sobre a implantação de algumas medidas que lhe renderam crescimento em vendas e novos clientes.

Uma delas, a loja José Rosa, de Gravataí, apropriou-se dos conhecimentos a respeito de parcerias. O proprietário, homônimo ao negócio, relata que ao voltar da maior convenção mundial de varejo estava entusiasmado com o sucesso que parcerias complementares são capazes de conseguir em relação à fidelização de clientes. “Sendo a minha loja voltada ao público feminino na área de roupas casuais e de festas, procurei parceiros de interesse. Um salão de beleza e uma floricultura aceitaram e estamos todos juntos em um espaço organizado e vantajoso para as consumidoras”, avalia.

Sendo assim, a José Rosa oferece, por exemplo, agendamentos para noivas que desejam se arrumar na loja e no salão. “Mais do que isso. O espaço ficou bonito e a floricultura permite que sejam feitos ensaios fotográficos antes das festas. Profissionais de maquiagem e imagem também são beneficiados”, reforça o empresário. Ele também exerce atualmente a presidência do Sindilojas em Gravataí. “Na instituição, estou buscando aplicar esse mesmo conhecimento e ajudar associados a procurarem parcerias que dão certo. Na minha loja, somente nesse primeiro semestre de 2016 tive crescimento entre 5% e 7% nas vendas em relação ao semestre anterior”, anima-se.

Para o técnico do SEBRAE/RS responsável pela missão de empreendedores gaúchos ao evento NRF 2016, Fabiano Bassani Zortéa, “após a imersão de conhecimento proporcionada durante a viagem, não há como não esperar bons resultados. Foram seis dias de atividades, incluindo palestras, painéis, demonstrações de tecnologia e visitas técnicas. A qualificação das empresas sempre melhora. Os empresários elaboram planos de ação, implementam as melhorias e apresentam seus resultados tal como vimos na Febravar”, acredita o técnico.

A ideia que virou negócio

A loja Paty’s, de Santa Clara do Sul, também percebeu oportunidades para crescer a partir de visitações técnicas ao varejo norte-americano. Com 26 anos de trabalho com multimarcas de moda feminina, suas diretoras encontraram meios de se tornar a empresa referência na cidade com estudo sobre comportamento de consumo. “Já faz anos que temos observado a questão da experiência de compra. Criamos, então, um espaço dentro da loja onde ocorre atendimento personalizado e exclusivo”, afirma a empresária Tatiani Herrmann. A inovação, que até rendeu premiação nacional para Micro e Pequenas Empresas, se dá na consultoria de moda e imagem para as clientes.

“Na consultoria, aplicamos questionários sobre o gosto pessoal e o estilo de vida da cliente. Quando ela é chamada para o pós-atendimento inicial, que igualmente já teve um caráter exclusivo, apresentamos tudo o que ela deseja ou vai se sentir atraída, porém dentro de suas expectativas”, explica a sócia-diretora da Paty’s. O sucesso da iniciativa foi tanto que, hoje, está em andamento a formação de uma nova empresa que vai se chamar Selfy. “Esse novo negócio será a consultoria de moda e estilo pessoal para outros lojistas e seus clientes. Incluirá atendimento online e muita informação, pesquisa, novidades e lançamentos, cores, texturas e tudo o que envolve esse universo”, antecipou Tatiani.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing