Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Credito Consultoria Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Iniciativas para estimular a ovinocultura em Santa Maria

09/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

II Encontro de Ovinocultores ocorre no dia 11 de junho

Da Redação

Encontro de ovinocultores será em Santa Maria (Foto: Elias Eberhardt)

Santa Maria – A valorização do produto, por meio do corte da carne e da lã, será o tema principal do II Encontro dos Produtores de Ovinos da Região Centro, que ocorre em Santa Maria, no dia 11 de junho, a partir das 8h30, no Anfiteatro Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Avenida Roraima, s/nº). O evento é uma realização do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), e o objetivo é estimular as propriedades que integram o projeto Qualificar a Ovinocultura da Região Centro.

Os donos das 80 propriedades instaladas em Pinhal Grande, Quevedos, Santiago, São Sepé e Santa Maria terão a oportunidade de debater questões importantes para o desenvolvimento do setor, como novas possibilidades de atuação e cuidados com o rebanho. Conforme explica a gestora de projetos na Regional Centro do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti, a primeira edição do encontro teve como foco a produção. Essa edição vai priorizar a valorização do produto, propor caminhos e maneiras de contornar os entraves do segmento”, disse.

Consultores e profissionais especializados em ovinocultura irão abordar a produção de cordeiro pesado, métodos para controle de problemas de casco, a qualidade da lã, além da apresentação de um chef que irá apontar maneiras para agregar valor ao corte de carne e uma palestra com a vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo, sobre o caso de sucesso com empreendedores de Guarapuava, no Paraná. Haverá também um espaço para demonstração das classificações da lã e artesanato produzido com essa matéria-prima.

O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), Gilmar Desconzi, aponta que a demanda dessa atividade surgiu para contornar os aspectos que impedem o avanço do setor e diante da boa aceitação da carne de cordeiro no mercado. “Esses produtores, curiosamente, não têm a ovinocultura como atividade principal, mas ela se mostra uma excelente alternativa porque ocupa áreas menores em comparação com outras atividades”, destaca. Desconzi percebe que o mercado sofre com problemas na escala de produção. “Não há produção suficiente. Esse é um ponto importante que estamos trabalhando. Além disso, a diminuição dos custos e da mortalidade dos animais também estão em nossas iniciativas. O encontro vai reforçar todas essas questões”, destaca.

Programação:

  • 08h30 – Recepção dos produtores e Café de Boas-vindas
  • 09h15 – Abertura da programação
  • 09h30 – Painel O produtor profissional de cordeiro pesado, com os consultores Daniel Barros, Leonardo Viecelli e Marlise Germer
  • 11h – Mesa redonda, moderador Roberto Grecellé
  • 12h – Espaço da Lã – Classificação de matéria-prima e Mostra de artesanato Lablã – Laboratório de lã da UFSM
  • 12h15 – Almoço Campeiro
  • 14h – Palestra Manejo das Doenças de Casco, com Eduardo Ustra Ribeiro (produtor e médico veterinário)
  • 15h – Cordeiro Guarapuava: uma experiência organizada de ovinocultores empreendedores, com Adriane Araújo Azevedo – Vice-presidente da Cooperaliança
  • 16h – Intervalo
  • 16h30 – Possibilidades gastronômicas para a carne de cordeiro de qualidade, com o chef Diego Braga
  • 17h30 – Encerramento e síntese do Encontro, com Roberto Grecellé
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo