Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Iniciativas empreendedoras na universidade

09/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Deloan Perini, vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2015, foi um dos destaques do evento

Da Redação

Mesa redonda com professores e alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – O tema Educação Empreendedora no Ensino Superior está em destaque nos espaços de discussão do Salão do Empreendedor, na Frinape. Na noite de domingo, 8 de novembro, foi realizada mesa redonda com professores e alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que abrange mais de 400 municípios do Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Um dos destaques foi Deloan Perini, vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2015 na Categoria Ensino Superior. O estudante de arquitetura da UFFS, teve uma ideia simples. Ele percebeu que, no caminho até a universidade, havia diversos terrenos baldios. Ele pensou em uma maneira de ajudar a comunidade e ocupar os espaços, o que rendeu a ele o prêmio e o trabalho de conclusão de curso.

A agricultura urbana surgiu como uma maneira de qualificar o espaço”, afirma. A ideia do projeto é oferecer soluções para produzir alimento orgânico nos espaços vazios, com o escoamento e comércio dos produtos. A pesquisa apontou que as hortas urbanas em Erechim poderiam produzir 4,5 de alimento por metro quadrado, o que na prática têm como potencial de 60 toneladas por mês. Agora, Deloan está focado em transformar seu projeto em um negócio, uma pequena empresa.

Para a gestora dos projeto de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca Motta, a universidade ainda tem um papel social a cumprir. “Muitos trabalhos de conclusão e pesquisas que são realizados podem ser úteis para a sociedade tornando-se realidade e, até mesmo, virando um negócio rentável, gerando emprego e renda para a comunidade local”, pondera.

Salão do Empreendedor

Todas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae