Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Indústrias do plástico iniciam qualificação

25/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto com duração de um ano vai ajudar pequenas indústrias a acessar mercados por meio de consultorias tecnológicas, assessorias especializadas, inovação e gestão

Da Redação

As 15 empresas que fazem parte do projeto são de diversas cidades do Vale do Sinos e Região Metropolitana (Foto: Shutterstock)

São Leopoldo – O primeiro encontro técnico do projeto Ampliar a Competitividade da Cadeia do Plástico, no dia 28 de janeiro, demonstrou o quanto os empreendedores de micro e pequenas empresas de transformação de plásticos almejam oportunidades de inovação e negócios a partir de 2016. Os representantes das 15 pequenas indústrias participantes da iniciativa coordenada pelo SEBRAE/RS em parceria com a Braskem, o Sinplast e o Instituto Senai de Inovação – Engenharia de Polímeros, visitaram a sede do Instituto e tiveram as primeiras impressões sobre as atividades que vão realizar ao longo de todo o ano, prioritariamente, as ações que projetam melhorar a produtividade e a eficiência energética.

Para o gestor do projeto junto ao SEBRAE/RS, Júnior Utzig, que atua na regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana, a composição do grupo de empresas participante do projeto é bastante diversificada, com empreendedores motivados para as melhorias que podem ser implementadas. “As micro e pequenas indústrias possuem perfis diferentes de produção e necessidades individualizadas de melhoria, mas enfrentam muitos dilemas comuns. Assim, o trabalho ajudará a demonstrar as melhores práticas umas para as outras e de forma que cada uma poderá seguir com seu foco de ajuste junto com as consultorias de inovação e gestão”, comenta. As 15 empresas são de diversas cidades do Vale do Sinos e Região Metropolitana.

Ao contar com a parceria do Instituto Senai de Inovação, as consultorias tecnológicas ganham o referencial da qualidade, tradicional dessa instituição. “Não por acaso, no primeiro encontro, já foi possível verificar as novas instalações do Senai com laboratórios de pesquisa e inovação”, destaca Utzig. Além disso, teremos a orientação institucional do Sinplast, grande mobilizador do empresariado da cadeia do plástico. No mês de abril está confirmada a visita técnica orientada ao Polo Petroquímico de Triunfo, onde há uma unidade da Braskem. “A indústria do plástico usa processos fabris diversos, seja de injeção, de sopro ou de extrusão. Entendemos que conhecer a origem da matéria-prima e seus usos, bem como as tecnologias envolvidas poderá revelar questões-chaves para novos investimentos e necessidades das pequenas empresas”, acredita ele.

Estiveram no evento de janeiro também o assessor técnico do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), Manuel Gonzales, a diretora do ISI, Viviane Lovison, e o gerente da regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti. “Iremos oportunizar para os empreendedores um cronograma que também contemple acesso a mercados e possibilidades de novos negócios, por exemplo, visitando eventos importantes como a Rodada de Negócios da Expodireto, na cidade de Não-Me-Toque, e a Interplast, em Joinville”, acrescenta o gestor. A Expodireto 2016 ocorre de 7 a 11 de março e é considerada uma das maiores feiras brasileiras em movimentação de negócios para o agronegócio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae