Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Implementação da Lei Geral das MPEs em Farroupilha é reconhecida pelo Sebrae/RS

02/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Entidade entregou selo e certificado ao prefeito Ademir Baretta nesta quinta-feira

Da Redação

Prefeito de Farroupilha recebeu o selo do superintendente do Sebrae/RS (Foto João Alves

Farroupilha – Depois de conquistar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, o município de Farroupilha voltou a ser homenageado pelo Sebrae/RS. Nesta quinta-feira, dia 02 de agosto, o prefeito municipal, Ademir Baretta, recebeu das mãos do superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, selo e certificado pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O evento ocorreu no Centro Administrativo de Farroupilha e contou, ainda, com as presenças de secretários municipais, do gerente da Regional Serra do Sebrae/RS, Rogério Rodrigues e do gerente de Políticas Publicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado.

De acordo com o superintendente, a iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol das MPEs locais. “Ao implementar a legislação, o gestor público cria um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios em seu município, impulsionando os benefícios que a legislação oportuniza”, destacou. Hainzenreder ressaltou também que Farroupilha serve de exemplo para todas as cidades gaúchas que aprovaram, mas ainda não implementaram a legislação. “Estamos trabalhando para que, no mínimo, 41 municípios gaúchos retirem a Lei do papel ainda este ano”, acrescentou.

O prefeito Baretta destacou os benefícios que a Lei Geral trouxe para a cidade. Segundo ele, mais empreendedores se formalizaram, a burocracia diminuiu – estimulando que outras empresas fossem abertas em Farroupilha -, e a prioridade aos pequenos negócios nas compras governamentais. “Quando decidimos aprovar a lei e retirá-la do papel, optamos pelo apoio e pelo fortalecimento da economia local, gerando empregos e o crescimento do município”, finalizou.

Ações implementadas facilitam o empreendedorismo

Dentre as ações desenvolvidas pela administração municipal destaque para a nomeação do Agente de Desenvolvimento Local, profissional que auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado. Além disso, a prefeitura instituiu tratamento diferenciado ao Empreendedor Individual (EI) e às Micro e Pequenas Empresas, tais como: manutenção do IPTU residencial para o EI que desenvolve a atividade comercial em sua residência; concessão de alvará de funcionamento provisório e residencial para o EI e MPEs; unificação da entrada de dados para registro das micro e pequenas empresas no que se refere às responsabilidades do município, facilitando e agilizando o processo.

Além disso, a prefeitura reduziu o prazo de formalização das empresas para, no máximo, 10 dias, visto que revisou os processos internos para desburocratizar e tornar a formalização mais acessível aos pequenos empreendimentos. Também realiza a fiscalização orientadora, dando a oportunidade ao empresário de regularizar a situação antes da aplicação de multa.

Até esta quinta-feira, 32 cidades gaúchas haviam colocado a legislação em prática no Estado. São elas:

 

Municípios com a Lei Implementada:

 

  • Serra

Farroupilha

Centro
Santiago
Santa Maria

 

  • Planalto

Mormaço
Pontão
Tio Hugo

 

  • Noroeste

Tiradentes do Sul
Derrubadas
Campo Novo
São Martinho
Chiapetta
Tuparendi
Porto Mauá
Barra do Guarita
Horizontina
Santo Ângelo

 

  • Sul

Jaguarão
São Lourenço do Sul
Piratini
Camaquã

 

  • Vale do Taquari

Encantado
Arroio do Tigre
Venâncio Aires

 

  • Campanha e Fronteira Oeste

Alegrete
Santana do Livramento

 

 

  • Metropolitana

Balneário Pinhal

 

  • Sinos, Caí e Paranhana

Esteio

 

  • Norte

Erechim
Campinas do Sul
Taquaruçu do Sul
Liberato Salzano
Getúlio Vargas

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação