Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Imersão gaúcha no Vale do Silício

20/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Empresários em programa de aceleração do SEBRAE/RS captam oportunidades no principal polo de tecnologia do mundo

Da Redação

Empresários do RS que participam do programa de aceleração do SEBRAE/RS (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – O sonho de dez entre dez profissionais de tecnologia de informação do mundo está sendo realizado por oito empresários gaúchos. Eles participam do Programa de Aceleração promovido pelo SEBRAE/RS na Meca mundial da tecnologia, o Vale do Silício. Cada empresa participante recebeu 85% de subsídio para as passagens aéreas e para cobrir os custos de todas as atividades. A imersão de três meses, iniciada no dia 6 de abril, já começou a render frutos, em conhecimento, evolução e até parcerias.

O gestor do programa, Gustavo Piardi dos Santos, explica que a programação nos Estados Unidos é constituída de duas etapas. “A primeira é de preparação, na qual as empresas entenderam algumas bases conceituais e culturais do Vale do Silício. A partir desta compreensão, os empresários trabalharam na melhor maneira de conduzir e apresentar seus negócios de acordo com o ambiente vivenciado por eles”, conta. Essa etapa foi finalizada recentemente, ao completar seis semanas de viagem, e cada um dos participantes desenvolveu um plano de ação específico, conforme o seu objetivo. “A segunda etapa prevê a ação de acordo com o planejado. As empresas estão com agendas intensas de reuniões e participação em grandes eventos para se aproximarem de parceiros, investidores e clientes como forma de concretizar as estratégias previstas na primeira etapa”, informa Santos.

Reuniões do trabalho no Vale do Silício (Foto: Divulgação)

A maratona de conhecimento envolve quatros dias por semana de imersão, seguidos de um dia para praticar o que foi ensinado. Fernando Karl, da Defenda, de São Leopoldo, é um dos participantes, e conta que já estão desenvolvendo planos de ação para serem cumpridos nas próximas seis semanas, até o final da viagem. Para sua empresa, os resultados podem ir além da experiência adquirida. “Estamos fechando uma parceria a TildenTasks, uma empresa do Vale do Silício voltada para a prestação de serviços de manutenção de sites desenvolvidos em WordPress. Eles irão me ajudar a obter os primeiros clientes para teste da plataforma, além de feedback sobre a comunicação a clientes”, revela o empresário gaúcho.

Para a coordenadora estadual da carteira de projetos de TI do SEBRAE/RS, Débora Chagas, os benefícios para os empresários gaúchos vão muito além das prospecções. “Já temos alguns resultados de aproximação com investidores e parcerias, mas o principal ganho até agora foi o entendimento de uma dinâmica de negócios extremamente competitiva e de como as empresas de TI do Brasil e do RS podem se inserir neste contexto adequando seus modelos de negócios”, resume Débora.

Confira quais são as empresas gaúchas participantes do Programa de Aceleração no Vale do Silício:

  • Apoio em Sistema – Porto Alegre
  • Defenda – São Leopoldo
  • Enttry Software – Caxias do Sul
  • Horacius Securitty Systemas – Porto Alegre
  • Lexsis – Porto Alegre
  • Marina Tecnologia – Campo Bom
  • Neteye – São Leopoldo
  • Proelo Software – Porto Alegre
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo