Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Imbé está integrada à REDESIMPLES

29/06/16

Da Redação

COMPARTILHE

Sistema que desburocratiza a abertura de empresas e agiliza os processos para os empresários passou a ser utilizado pela prefeitura

Da Redação

 Paula Nicolini, representante do SEBRAE/RS no evento (Foto: SEBRAE/RS)

Imbé – Um dos municípios mais visitados do Litoral Norte gaúcho agora faz parte do grupo de cidades que buscam o desenvolvimento econômico com estímulo ao empreendedorismo. No dia 28 de junho, a cidade passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIMPLES. A cerimônia ocorreu às 14h na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Pierre Emerim da Rosa e dos parceiros na implementação, como o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Roberto Kopschina, e a gestora de Políticas Públicas da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini.

Com a adesão de Imbé à REDESIMPLES, empreendedores locais ou mesmo empresários interessados em se estabelecer na cidade terão melhores processos para registrar seus negócios. Conforme explica o chefe do serviço de fiscalização tributária da secretaria da Fazenda do município, Cristian Castilhos, a agilidade é o grande trunfo da iniciativa. “Antes da REDESIMPLES tínhamos, pelo menos, 20 dias de processos para ter um alvará provisório no que diz respeito às empresas consideradas de baixo risco. Agora, poderemos fornecer o documento em cinco dias”, resume.

A REDESIMPLES é um sistema que desburocratiza a abertura de empresas e outros processos que envolvem licenciamentos, por exemplo. Para a gestora no SEBRAE/RS, vale um destaque para Imbé pelo engajamento em todos os níveis do poder público. “Desde o início da interação com o prefeito, secretários e servidores diretamente envolvidos, ficou muito claro o quanto a vontade de fazer acontecer é importante. Este município está pronto para dar um salto de crescimento em relação ao estímulo ao empreendedorismo”, comenta Paula Nicolini.

Em sua breve apresentação, o prefeito comentou sobre Imbé não se ser mais apenas um destino de verão, como já ocorreu no passado. “Aqui há muitas oportunidades de serviços e comércio, indústria e outros negócios para atender uma população fixa e crescente, por exemplo, na faixa da terceira idade, que é bastante qualificada e potencialmente relevante na economia”, destacou.

No evento de lançamento da REDESIMPLES na cidade estavam presentes também o vice-prefeito, Luis Henrique Vedovato, secretários municipais, como das pastas do Meio Ambiente e da Saúde, vereadores, representantes de empresários e servidores. “Vale lembrar que a parceria com o SEBRAE/RS e a Junta Comercial foram fundamentais, uma vez que os serviços integrados serão um benefício para todos. Empresas formalizadas geram mais empregos e ajudam a cidade a crescer”, concluiu o chefe de fiscalização.

Entenda a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae