Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ideias mirabolantes que rendem milhões

29/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

A história da Biruta, empresa de marketing promocional, que iniciou num banheiro e em quatro meses faturou 1 milhão de reais foi apresentada na Feira do Empreendedor

Da Redação

Alan James falou para mais de 150 pessoas na Feira do Empreendedor (Foto: João Alves)Porto Alegre – Nascido e criado em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, Alan James é hoje um empreendedor de sucesso. Um dos sócios-proprietários da Biruta Ideias Mirabolantes – empresa especializada em Marketing Promocional, James veio ao Rio Grande do Sul contar um pouco de sua trajetória e de como a paixão e a coragem de ousar podem fazer a diferença na hora de colocar uma ideia empreendedora em prática. Neste sábado, o empresário falou para mais de 150 pessoas na Feira do Empreendedor, evento do Sebrae/RS que segue até domingo, dia 30 de setembro, em Porto Alegre.

A história de vida de Alan James e suas conquistas nos últimos anos serve de exemplo para todos. “Além de ter nascido na favela, eu era filho de mãe solteira e, pior, não gostava de estudar. Por isso, antes de encerrar o ensino médio, abandonei os estudos e fui fazer o que eu gostava – na época trabalhar com aviação. Afinal, fazer o que a gente gosta é melhor do que trabalhar”, disse. Seu primeiro estágio foi como mecânico de  avião. Logo a empresa faliu e ele teve que partir para outras aventuras mercadológicas para poder se sustentar, já que havido saído da casa da mãe e não queria retornar. “Foi então que comecei a trabalhar com vendas. Primeiro vendi lâmpadas e depois torneiras, no atacado. Foi uma experiência incrível, pois aprendi a vender” Para James, todas as experiências da vida tem que servir para alguma coisa e são válidas quando transformadas em aprendizado.

Mas foi quando conheceu a incubadora Iniciativa Jovem, localizada no Bairro Santa Tereza, no RJ, é que sua vida começou a mudar. Lá fez amigos, que hoje são seus sócios, e, depois de realizarem um plano de negócios e participarem do Empretec, abriram a Biruta. “Como a incubadora não dispunha mais de espaços para nos receber, aceitamos ficar em um banheiro. Durante quatro meses, trabalhamos em quatro pessoas em um banheiro e conquistamos o nosso primeiro milhão”. A partir daí, trocaram de sala, cresceram, conquistaram clientes e prêmios internacionais. Atualmente, a empresa emprega 100 pessoas no bairro Vital Tereza e funciona em duas casas na região. O empresário destacou inúmeras vezes que pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. “Por isso pense grande. Para empreendedor hoje basta ter paixão, um sonho, uma ideia, pessoas competentes ao teu lado e, sobretudo, atitude. O Brasil hoje oferta uma gama muito grande de conhecimento e está no radar do empreendedorismo global. É o país das Startups”, destacou. James finalizou reforçando a importância de se fazer aquilo que se gosta colocando em prática, imediatamente, uma boa ideia de negócio. “Não deixem para serem felizes amanhã. Todos somos capazes de fazer qualquer coisa e ter sucesso”, finalizou.

Capacitações

As palestras, mais de 50 na Feira do Empreendedor, seguem até domingo, dia 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs. Nesta edição do evento, o Sebrae/RS está disponibilizando ao público um total de 110 capacitações entre seminários, talk shows, oficinas práticas e muitas outras atrações. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana