Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Horticultura

Consumo Saudável

Valorização da alimentação saudável

21/08/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As frutas e hortaliças in natura fazem parte do grupo 1 de alimentos do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

O consumo saudável é pauta de diversas campanhas publicitárias, que utilizam a Internet como meio para disseminar conceitos e conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável. As frutas e hortaliças in natura ou minimamente processadas fazem parte do grupo 1 de alimentos do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, que recomenda uma dieta à base de alimentos frescos e nutritivos.
A onda fitness busca a qualidade de vida por meio de atividades físicas e hábitos saudáveis de alimentação, contribuindo muito para o aumento do consumo de hortifrutis. Apesar da crise econômica que o País está enfrentando, os produtores de frutas e hortaliças têm registrado um crescimento no volume de vendas deste segmento.
A popularidade da “gourmetização” tem estimulado o consumo de produtos locais, naturais e de alta qualidade, fortalecendo uma tendência que transforma refeições em experiências gastronômicas. O momento está muito favorável para novos cultivares com foco no sabor, e o produtor que estiver atento às novidades pode se diferenciar no mercado por oferecer variedades pouco conhecidas.

 

A cor, o sabor e o tamanho são os principais objetivos do melhoramento de plantas para adequar o produto ao consumidor. Hortaliças coloridas, exóticas e sabores diferenciados são alvo de chefs de cozinha na elaboração de novos pratos. Cultivar verduras menores é uma tendência deste segmento para acompanhar as mudanças no perfil do consumidor, onde as famílias estão diminuindo.
O Programa Juntos para Competir (parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS), por meio de cursos, oficinas, consultorias e capacitações, está disseminando as tendências do segmento e contribuindo com os produtores rurais
de frutas e hortaliças para obter a qualidade e o alimento seguro que está sendo exigido pelo mercado consumidor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Fevereiro de 2018

Gedeão Pereira é o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Fevereiro de 2018

Soluções online para empreender

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS