Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Horticultura

Hábitos alimentares

O consumo de frutas e hortaliças no verão

09/10/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
O mercado de frutas, legumes e verduras, está otimista quanto ao aumento do consumo em 2017

O consumo médio de verduras, legumes e frutas do brasileiro tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente no verão, estação de clima quente e seco. A Organização Mundial de Saúde (OMS), além de recomendar exercícios físicos regulares, preconiza uma dieta rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Os profissionais que trabalham com a saúde recomendam montar um prato colorido com pelo menos cinco porções de hortaliças e/ou frutas.

Os novos hábitos alimentares da população mundial, além de aquecer o mercado, têm gerado esperanças para os produtores de hortifrútis. Este grupo de alimento é considerado de extrema importância no cardápio dos restaurantes, visto o papel imprescindível para uma dieta balanceada e saudável. Qualidade de vida e prevenção de doenças, são atributos que contribuem para o aumento de consumo destes alimentos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam, que existe uma oportunidade neste segmento, pois os brasileiros consomem, por dia, 132 gramas de frutas, verduras e legumes e o valor é inferior à metade do consumo médio de 400 gramas por dia recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O mercado de frutas, legumes e verduras, está otimista quanto ao aumento do consumo em 2017, tanto no verão quanto no inverno.

 

As mudanças que estão ocorrendo no agronegócio e no comércio de alimentos aumentaram a complexidade da atividade agropecuária e a necessidade da profissionalização do setor. Essa realidade exige do proprietário rural, habilidades gerenciais que permitam implantar sistemas de gestão capazes de assegurar maior acerto na tomada de decisões e melhor desempenho econômico e financeiro do negócio, além de permitir o necessário controle das atividades de modo a garantir a qualidade e segurança dos produtos.

Gostou? Quer saber mais?

Assista o Vídeo:  Fruticultura – Mercado

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios