Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Horticultura

Agronegócios

Diversificação do pomar é sinônimo de bons resultados

10/01/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Os cuidados adotados em todas as etapas refletem, de forma direta, na qualidade das frutas, que podem ser comercializados in natura ou destinados para a indústria

Frutas no pomar o ano inteiro. É esse o cenário para os produtores que apostam na diversificação do pomar. A escolha de culturas e cultivares que tenham diferentes épocas de maturação amplia a faixa de colheita e, assim, pode melhorar a produtividade e a lucratividade com o plantio.

Ter diferentes espécies de frutíferas e variedades distintas não apenas evita que a colheita se concentre em pequenos intervalos de tempo, como também contribui para a riqueza do germoplasma nacional, ou seja, uma forma importante de conservar e perpetuar os materiais hereditários contidos em cada espécie, segundo a Embrapa.

Para obter sucesso, o produtor precisa estar atento às características de cada cultura para estabelecer a escolha com base nas condições climáticas, sazonalidade, localização, tipo de solo, disponibilidade de água e mercado consumidor.

Além de agregar renda para o agricultor, a fruticultura tem avançado no campo das pesquisas agrícolas. A evolução obtida com o melhoramento genético e o desenvolvimento de novos cultivares leva também à otimização da mão de obra nos pomares. Cada vez mais é necessário contratar pessoal especializado no ciclo produtivo das culturas e nos processos do ciclo produtivo – afirmam os pesquisadores da Embrapa.

23_1206_agro_fruticultura_revisado_840x415

Na prática, significa uma racionalização da força de trabalho na unidade de produção dos pequenos, médios e grandes fruticultores, pois os trabalhadores especializados estão capacitados para atividades do plantio à pós-colheita. Os cuidados adotados em todas as etapas refletem, de forma direta, na qualidade das frutas, que podem ser comercializadas in natura ou destinadas para a indústria de sucos, polpas e doces.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios