Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Horticultores do Vale do Taquari e Rio Pardo participam de missão técnica

09/03/16

Da Redação

COMPARTILHE

Produtores de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul irão conhecer a estrutura física de agroindústria em Pelotas

Da Redação

Visitantes conhecerão as técnica de processamento de legumes e verduras da Coopamb (Foto: Marcel Ávila / Prefeitura de Pelotas)

Pelotas – Uma iniciativa irá gerar conhecimento e futuros negócios para um grupo de horticultores do Vale do Taquari e Rio Pardo. De olho em um mercado crescente, que consiste em produtos prontos para o consumo, 30 produtores irão participar de uma missão técnica que ocorrerá no dia 9 de março, em Pelotas. A iniciativa é do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) em parceria com a Secretaria da Agricultura de Venâncio Aires e a Cooperativa de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta).

A técnica da Regional Vale do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS Kathleen da Silveira conta que a ideia de visitar agroindústrias surgiu por conta da uma demanda de mercado. “Potenciais clientes procuraram a Coopersanta porque tinham interesse nos produtos chamados minimamente processados, ou seja, descascados, higienizados e picados, prontos para o consumo”, disse. Porém, não existe uma agroindústria na cidade pronta para suprir essa demanda. “A missão surgiu para proporcionar conhecimento, a partir de pesquisas e visitas guiadas”, destaca. Empreendedores da cidade de Venâncio Aires também participarão da visita.

Na parte da manhã, os participantes irão conhecer as instalações da Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Monte Bonito (Coopamb), em Pelotas. “A ideia é ver a forma que eles trabalham e conferir a estrutura necessária para atender esse tipo de demanda, bem como os processos burocráticos”, detalha a técnica. Durante a tarde, o analista da Embrapa Lírio José Reichert vai apresentar pesquisas que a entidade realiza e apresentar a Estação Experimental da Embrapa da Cascata. O projeto, desenvolvido em 1938, desenvolve ações para estimular a independência tecnológica da agricultura familiar.

“A Coopersanta está em processo adiantado para a implantação dessa agroindústria, e os produtores de Venâncio Aires têm interesse também”, ressalta Kathleen. Ainda não existe mensuração de volume das demandas, mas a expectativa é positiva. “Um hospital já demonstrou interesse nesse tipo de produto, então, com a estrutura necessária, teremos grandes possibilidades de negócio”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios