Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Grupos gaúchos conquistam o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

14/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedores usarão o selo Top 100 em seus produtos e participarão de feiras promovidas pelo Sebrae

Da Redação

Porto Alegre – Cinco grupos gaúchos de artesanato foram contemplados com o Prêmio Sebrae Top 100, são eles: Cooperativa Lã Pura, Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul – Projeto Canoa, Bichos do Mar de Dentro – Núcleo Arroio Grande, Artesania e Artesanato Pampa Caverá. Destes, os quatro primeiros já fizeram parte de projetos desenvolvidos pelo Sebrae/RS e integrarão o Expoart Artesanato Gaúcho Rumo a Grandes Eventos – Projeto Estadual de Artesanato do Sebrae/RS – que está em fase de seleção de novos grupos. A terceira edição do reconhecimento contou com 1,8 mil inscritos em todo o Brasil. A solenidade de entrega dos certificados e selos será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o desempenho dos grupos gaúchos é resultado do trabalho realizado pela entidade junto a estes profissionais. “Atuamos para profissionalizar o que já era feito com qualidade e dedicação pelos artesãos. Nossa tarefa é melhorar a gestão do negócio com vistas à abertura de mercado e, consequentemente, a venda de produtos diferenciados”, relata. Koch destaca que, nacionalmente, o Sebrae quer avançar ainda mais na comercialização de peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no Top 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos pelo período de três anos e participarão de feiras com o apoio do Sebrae/RS. Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local. Em novembro, os trabalhos serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração. Conforme a gestora dos projetos de Artesanato no Sebrae/RS, Vânia Fernandes, este é o prêmio máximo do artesanato brasileiro conferido pela entidade. “Usar o selo do TOP 100 é dizer que o produto tem qualidade e identidade local. É um orgulho para os artesãos e para o Sebrae que trabalha para o desenvolvimento desta atividade”, acrescenta. O projeto Expoart integrará 19 grupos gaúchos de artesanato e desenvolverá ações de capacitação e apoio até 2015. “Doze integrantes deste projeto já fizeram parte de ações do Sebrae/RS e outros sete estão sendo selecionados”, explica Vânia. As atividades estão previstas para serem iniciadas ainda no mês de junho.

Bichos do Mar de Dentro
O Bichos do Mar de Dentro recebeu o prêmio Top 100 de Artesanato – Núcleo Arroio Grande – com o produto quebra-cabeças. Todas as peças produzidas são inspiradas em animais silvestres que vivem na região da Costa Doce, na qual se inclui o chamado Mar de Dentro. O trabalho das artesãs também pode ser conferido no estande da associação na 20ª Fenadoce, que até o dia 17 de junho, em Pelotas. Criado em 2004, o grupo também é formado por artesãos de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço.

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha