Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Grupos gaúchos conquistam o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

14/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedores usarão o selo Top 100 em seus produtos e participarão de feiras promovidas pelo Sebrae

Da Redação

Porto Alegre – Cinco grupos gaúchos de artesanato foram contemplados com o Prêmio Sebrae Top 100, são eles: Cooperativa Lã Pura, Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul – Projeto Canoa, Bichos do Mar de Dentro – Núcleo Arroio Grande, Artesania e Artesanato Pampa Caverá. Destes, os quatro primeiros já fizeram parte de projetos desenvolvidos pelo Sebrae/RS e integrarão o Expoart Artesanato Gaúcho Rumo a Grandes Eventos – Projeto Estadual de Artesanato do Sebrae/RS – que está em fase de seleção de novos grupos. A terceira edição do reconhecimento contou com 1,8 mil inscritos em todo o Brasil. A solenidade de entrega dos certificados e selos será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o desempenho dos grupos gaúchos é resultado do trabalho realizado pela entidade junto a estes profissionais. “Atuamos para profissionalizar o que já era feito com qualidade e dedicação pelos artesãos. Nossa tarefa é melhorar a gestão do negócio com vistas à abertura de mercado e, consequentemente, a venda de produtos diferenciados”, relata. Koch destaca que, nacionalmente, o Sebrae quer avançar ainda mais na comercialização de peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no Top 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos pelo período de três anos e participarão de feiras com o apoio do Sebrae/RS. Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local. Em novembro, os trabalhos serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração. Conforme a gestora dos projetos de Artesanato no Sebrae/RS, Vânia Fernandes, este é o prêmio máximo do artesanato brasileiro conferido pela entidade. “Usar o selo do TOP 100 é dizer que o produto tem qualidade e identidade local. É um orgulho para os artesãos e para o Sebrae que trabalha para o desenvolvimento desta atividade”, acrescenta. O projeto Expoart integrará 19 grupos gaúchos de artesanato e desenvolverá ações de capacitação e apoio até 2015. “Doze integrantes deste projeto já fizeram parte de ações do Sebrae/RS e outros sete estão sendo selecionados”, explica Vânia. As atividades estão previstas para serem iniciadas ainda no mês de junho.

Bichos do Mar de Dentro
O Bichos do Mar de Dentro recebeu o prêmio Top 100 de Artesanato – Núcleo Arroio Grande – com o produto quebra-cabeças. Todas as peças produzidas são inspiradas em animais silvestres que vivem na região da Costa Doce, na qual se inclui o chamado Mar de Dentro. O trabalho das artesãs também pode ser conferido no estande da associação na 20ª Fenadoce, que até o dia 17 de junho, em Pelotas. Criado em 2004, o grupo também é formado por artesãos de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço.

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana