Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Mudanças em busca da excelência

Nova agropecuária passará por revolução nos processos produtivos

10/01/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
No novo agronegócio, o foco não estará somente nos insumos, mas em investimentos nos processos de produção

Os modelos agropecuários gaúcho e brasileiro ainda baseiam sua produção em insumos e tecnologias, estratégia que, além de não ser sustentável, é ineficiente. Como os produtores precisam de cada vez mais recursos, o investimento necessário aumenta progressivamente, e as margens de lucro diminuem. Além disso, a alta tecnologia envolvida não evita que a fertilidade dos solos seja reduzida safra após safra, resultando no aumento do uso de fertilizantes e, consequentemente, no aumento dos custos.

Estima-se que a grande competitividade atual estimule uma mudança na cultura do setor: o foco não estará somente nos insumos, mas em investimentos nos processos de produção. É justamente aí que entra a integração lavoura pecuária (ILP): sistema em que os processos produtivos, sejam eles na parte agrícola ou na pecuária, são explorados de forma sinérgica. Ao tornarem-se integrados, contribuem uns com os outros e aumentam a produção por área, reduzindo custos e incrementando a eficiência do uso de insumos.

Trata-se de uma filosofia de produção mais sustentável e resiliente, tanto do ponto de vista econômico, já que diversifica atividades e reduz custos, quanto ambiental: o impacto diminui, ocorre a construção da fertilidade do solo e o ambiente torna-se menos vulnerável a perdas por pragas e doenças. É por acreditar nesse modelo que o Programa “Juntos para Competir”, parceria entre FARSUL, SENAR e SEBRAE, irá contar com quatro projetos com essa abordagem de atuação em 2018, atendendo aproximadamente 320 produtores rurais. A iniciativa aposta na transferência de conhecimento em gestão do negócio e implementação do conceito de Integração Lavoura Pecuária, possibilitando uma maior rentabilidade para esses produtores e melhor compatibilidade ambiental.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias