Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Gestão e planejamento para economizar energia no campo

Arhur Denicol Ceratti, do Instituto Senai de Tecnologia e Inovação em Petróleo, Gás e Energia, mostrou como a eficiência energética auxilia a diminuir os gastos no agronegócio

02/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Não é apenas o mercado de consumo que pauta as atividades do Salão do Empreendedor. A economia de energia em agronegócios também foi um dos temas da Arena do Conhecimento. Soluções e formas de tornar eficiente o consumo de energia em um agronegócio foram apresentadas por Arhur Denicol Ceratti, Analista de Soluções em Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia.

Arhur Denicol Ceratti palestrou na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor (Foto: Giovani Vieira)

O analista apresentou como uma consultoria pode fazer a diferença para diminuir o gasto com luz. Sugestões simples, que vão desde a troca de lâmpadas comuns por LED, até o ângulo predial foram dadas por Ceratti. Para isso, o profissional conta com uma equipe de pessoal, equipamentos e laboratório para que tudo seja analisado. “Por exemplo, no Brasil não temos um sistema de isolamento térmico eficiente. Em países como os Estados Unidos eles já utilizam isolamentos que tornam o consumo mais eficiente e ajudam na climatização do ambiente. Precisamos buscar soluções”, lembra Ceratti.

Além das mudanças físicas relacionadas a iluminação e climatização, há também uma análise de contas e fornecimento para que haja uma otimização tarifária, e ainda uma gestão, para que se possa continuar obtendo resultados. Ao final, Ceratti trouxe o exemplo de uma empresa do Vale dos Sinos que economizou cerca de R$ 30 mil anual com um plano de eficiência energética.

Salão do Empreendedor

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional