Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Gaúchos participarão de evento mundial de alimentos

07/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Feira Anuga 2015 ocorre a partir desta semana em Colonia, na Alemanha

Da Redação

Anuga é um dos maiores eventos mundiais da área de alimentos e bebidas (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – A participação de micro e pequenas empresas gaúchas em um dos maiores eventos mundiais da área de alimentos e bebidas deverá trazer inovação ao Rio Grande do Sul. Por meio do SEBRAE/RS, nove empreendimentos do setor fazem parte da Missão Empresarial Brasileira até a Feira Internacional Anuga 2015, entre os dias 7 e 16 de outubro, na cidade de Colonia, na Alemanha. A realização da viagem e a programação local é resultado da parceria do SEBRAE, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Enterprise Europe Network (EEN) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante o evento, as empresas gaúchas terão a oportunidade de conhecer os lançamentos da indústria que cerca o setor de alimentos, desde máquinas e equipamentos, até embalagens, tecnologias de armazenagem, produção e vendas de diversos tipos de comidas e bebidas. “O objetivo principal da Missão Empresarial é prospectar negócios para futuras exportações ou parcerias para inovação em produção”, explica a técnica da Gerência Setorial da Indústria no SEBRAE/RS Marcia Luciane Thier. Além das empresas do Rio Grande do Sul, compõem o grupo alguns empreendedores dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Conforme Marcia, as nove micro e pequenas empresas que embarcam para essa Missão receberam orientações e consultorias para que o aproveitamento do tempo seja realmente focado em absorver conhecimento e gerar resultados futuros. “Em um evento do porte de Anuga, tal como acontece com a feira Sial Paris, o mundo todo está representado pelo que há de mais novo em tecnologia para alimentos. Os empresários coordenados pelo SEBRAE/RS terão de se concentrar naquilo que lhes deve ser viável, como absorção de novidades e possibilidades reais de negócios”, observa a executiva.

O SEBRAE/RS teve participação direta na seleção das empresas que estão no grupo gaúcho com o apoio de 50% dos custos do pacote da viagem, bem como pela preparação dos seus representantes. “Os contatos com possíveis compradores europeus ou parceiros de vendas na Europa serão pontos fortes da agenda que teremos na Feira. Nossos empresários precisam estar atentos a responderem questionamentos e a apresentarem seus produtos. Essa parte preparatória foi bastante estratégica para algum resultado em vendas”, complementa Marcia, que vai acompanhar o grupo desde o embarque em Porto Alegre.

Visitas técnicas

No roteiro dos dias de Feira, a Missão Empresarial também terá duas importantes programações fora dos pavilhões do evento. Serão as visitas técnicas à Friesland Campina, a maior cooperativa de laticínios do mundo, tendo seus produtos presentes em mais de 100 países, e ao Instituto Fraunhofer, um centro de pesquisas tecnológicas que desenvolve serviços técnicos para indústrias.

A Feira de Anuga tem como foco central as tendências do futuro para os setores de alimentos e bebidas e apresenta essas tendências por meio de “dez feiras em uma” – referente às dez áreas de exposição que representam subsetores específicos dentro do evento. Na última edição, realizada em 2013, ela reuniu 6.777 expositores de 98 países, sendo a maior parte deles da Europa, Ásia e América. Para 2015, a previsão dos organizadores é receber mais de 150 mil visitantes representantes de 187 diferentes países. Anuga terá 284 mil m² de área de exposição.

Além disso, a Grécia é o país parceiro e terá exposições especiais sobre suas especiarias e possibilidades de produção. O perfil dos visitantes, assim como o dos empresários brasileiros, é de tomadores de decisão nas companhias, executivos de indústrias de alimentos e bebidas, cooperativas, representantes comerciais, importadores e exportadores de alimentos, fornecedores, profissionais de serviços de alimentação, empresas de catering, nutricionistas, economistas, técnicos de alimentos, entre outros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Outubro de 2017

Alimentação diferenciada abre oportunidade para negócios

SAIBA MAIS

 

17 de Outubro de 2017

Bombeiros de todo Estado recebem treinamento em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/10/2017 12:38

Atualizações do Simples Nacional são debatidas em Porto Alegre

Sebrae RS Podcast 13/10/2017 11:41

Programa LIDER debate o turismo na Campanha e Fronteira Gaúcha