Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS leva empresas gaúchas ao Vale do Silício

02/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Oito empresas para participar de programa de aceleração na região mais inovadora do planeta

Da Redação

Google é uma das empresas cuja sede está localizada no Vale do Silício (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Que tal alavancar um negócio no berço de gigantes como Google e Facebook? É o que vai ocorrer com oito empresários gaúchos participantes do Programa de Aceleração no Vale do Silício, promovido pelo SEBRAE/RS. Eles embarcam na segunda-feira, 6 de abril, com destino a uma imersão de três meses em inovação e empreendedorismo a partir das experiências bem-sucedidas da região.

A coordenadora estadual de TI e Startups do SEBRAE/RS, Débora Chagas, conta que a ideia do programa surgiu dos próprios empresários, após participarem de um projeto-piloto iniciado em 2012, que incluiu uma visita de uma semana ao Vale do Silício no ano passado. “Serão três meses de capacitações, consultorias, mentorias, visitas técnicas e reuniões com potenciais investidores”, descreve Débora.

As oito empresas selecionadas participam há dois anos do Projeto de Negócios de TI. O gestor do programa, Gustavo dos Santos, conta que as empresas participantes receberam 85% de subsídio para as passagens aéreas e para cobrir os custos de toda a programação. “Além dos 15% das despesas do programa, essas empresas irão arcar com os custos de hospedagem, alimentação e transporte interno no Vale do Silício, durante o período, como também farão mentorias com os novos participantes do projeto, como contrapartida, para repassar conhecimentos e experiências no seu retorno”, explica Santos.

Na primeira semana, a missão contará com a presença da coordenadora Débora Chagas e do gestor do programa, Gustavo dos Santos. Ao longo dos três meses, o grupo será acompanhado pelo coordenador de networking Robert Janssen, cidadão brasileiro e americano e um dos principais consultores de exportação de TI do Brasil. As primeiras seis semanas da programação são voltadas para a preparação do plano de ação e as últimas seis para execução do plano. Eles também passarão pela prática de implementação de projetos de internacionalização e contarão com o apoio de instrutores locais e uma plataforma de mais de 500 mentores em diversas modalidades. “Os participantes poderão trabalhar seus planos individuais, possibilidades de internacionalização, busca de parcerias e até de investidores”, conta Débora, do SEBRAE/RS.

Fernando José Karl, da Defenda, de São Leopoldo, é um dos integrantes do programa. Sua empresa especializada em segurança da informação criou um produto, o Turbup, que é uma plataforma para aceleração e proteção de sistemas on-line. O diferencial da solução, criada a partir da visita ao Vale do Silício realizada no ano passado, é que ela se adapta aos sistemas, e não precisa que os sistemas se moldem a ela, como ocorre nos produtos já existentes com essa finalidade. “Isso torna o tempo de implantação e desenvolvimento mais rápido”, resume o empresário.

A Defenda já tem clientes no Brasil, mas espera provar que seu produto é global, com possibilidade de entrar no mercado internacional e de captar investidores de outros países. “Mais que um lugar onde existe dinheiro, gênios da informática, o que vale é o ambiente do Vale do Silício, com empresas que estimulam o crescimento de outras, sem se preocupar com o roubo de ideias. Lá, a empresa pode falhar e ter mais tempo para testar e dar certo”, observa o empresário, motivado com a oportunidade. “Serão três meses de imersão completa, sem visitas, sem turismo, sem família, totalmente focados no projeto”, determina-se Karl.

Confira quais empresas gaúchas participarão do Programa de Aceleração no Vale do Silício:

Empresa Cidade
Apoio em Sistema Porto Alegre
Defenda São Leopoldo
Enttry Software Caxias do Sul
Horacius Securitty Systemas Porto Alegre
Lexsis Porto Alegre
Marina Tecnologia Campo Bom
Neteye São Leopoldo
Proelo Software Porto Alegre
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae