Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Gaúchos conhecem boas práticas de produção de vinho em Santa Catarina

27/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Visita técnica levará 19 produtores de uva a Urussanga e São Joaquim

Da Redação

(Elias Eberhardt) A missão técnica é uma ação através do programa Juntos para CompetirAs boas práticas de produção de uva e vinho nos municípios de Urussanga e São Joaquim levarão 19 empresários gaúchos a Santa Catarina nos dias 28 e 29 de junho. A missão técnica é uma ação do Sebrae/RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com as prefeituras de Itaara e Jaguari. “Nosso objetivo é proporcionar a troca de experiências entre os produtores do setor e, consequentemente, melhorar a produção de uva e vinho e o acesso a novos mercados”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Urussanga e São Joaquim foram escolhidos para sediar a visita por serem municípios referência na produção vitivinícola do estado vizinho. Urussanga alcançou a primeira Indicação Geográfica de Procedência de Santa Catarina da uva Goethe, uma variedade de uva branca com sabor e aroma intensos. A produção de vinhos na gaúcha Jaguari começou com esta mesma uva. “As características das propriedades rurais de Urussanga, pequenas com mão de obra familiar, são muito semelhantes às características das propriedades do grupo que fará a visita” explica a gestora de projetos do Sebrae/RS e responsável pela missão, Lidiane Soldatti.

A programação da viagem inclui encontro com o presidente da Associação Pro Goethe – agremiação que reúne produtores com o propósito de levar os vinhos Goethe a excelência -, reunião na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e visitas às vinícolas Mazon, Urussanga e Leoni di Venezia.

Karine Minuzzi, proprietária da Vinícola Minuzzi, explica que o grupo gaúcho buscará na missão informações sobre como proceder na conquista do selo de Indicação Geográfica de Procedência. “Precisamos de um ‘norte’ na busca pela Indicação Geográfica, que esta região de Santa Catarina, apesar de relativamente nova na produção de vinhos, já tem”, explica a empresária de Jaguari.

Juntos Para Competir
Desenvolvido pelo Sebrae/RS, Farsul e Senar/RS, o programa Juntos Para Competir visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Rio Grande do Sul, através de capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos do setor. A iniciativa visa, ainda, incrementar qualidade aos produtos e agregar valor à produção.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios