Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Novos caminhos para o setor de Petróleo

06/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Boa notícia na primeira noite da Feira OTC: a diretora-geral da ANP anunciou mais uma rodada de licitações para a exploração de petróleo e gás no País

Da Redação

Grupo de empresários gaúchos em Houston (Foto: SEBRAE/RS)

Houston – Começou na segunda-feira, 4 de maio, e segue até quinta-feira, dia 7, um dos maiores eventos mundiais do segmento de Petróleo, Gás e Energia em Houston, nos Estados Unidos. Trata-se da Feira The Offshore Technology Conference (OTC). Por meio da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE/RS e liderando o programa Qualimundi-RS Petróleo, Gás e Energia, um grupo de 12 micro e pequenas empresas gaúchas, de várias cidades da região Metropolitana e da Serra, está participando do evento com o acompanhamento de técnicos com conhecimento setorial. A programação é toda voltada para abrir oportunidades de contatos para futuras parcerias, negócios, conhecimento de processos, serviços e produtos.

O grupo de gaúchos, capitaneado pelo SEBRAE/RS, também está tendo a oportunidade de participar de eventos de grande relevância para o setor. Um deles foi o Oil & Gás Brazil Meeting, promovido pela Zoom Out, em parceria com o Consulado Brasileiro em Houston e com foco específico de promover o relacionamento entre empresas brasileiras e estrangeiras. Cerca de 250 convidados participaram do encontro, que teve a apresentação da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard. Ela confirmou a realização da 13ª rodada de licitações de áreas para a exploração de petróleo e gás no Brasil a ser realizada em outubro deste ano. Segundo Magda, esta rodada deverá também beneficiar pequenas empresas do setor em plataformas de exploração já maduras.

Leandro Vanz de Andrade, proprietário da Arbra Engenharia Industrial, disse que, por meio de empresas previamente identificadas com o auxílio dos consultores do Qualimundi-RS, várias oportunidades já puderam ser detectadas nos primeiros dias do evento. “Impressionou o interesse dos potenciais parceiros de utilizar as tecnologias brasileiras no mercado americano. Esses contatos serão aprimorados ainda durante a feira e continuados depois do nosso retorno ao Brasil”, afirmou.

Já Estevão Leuck, da empresa Leuck IHP, pôde perceber oportunidades de fornecimento para o segmento de subsea, a partir de visitas individuais, que tiveram uma preparação prévia da consultoria especializada. “O resultado foi surpreendente e, ao mesmo tempo, uma quebra de paradigmas sobre a possibilidade de fornecimento para este mercado de extrema exigência”, completou satisfeito.

“O Qualimundi é um programa que prepara as micro e pequenas empresas para ações de internacionalização, sejam exportações, importações ou associações com parceiros estrangeiros. A expansão do setor de petróleo, gás, energias alternativas e atividades afins é percebida no mundo todo. Há um ciclo de investimentos muito dinâmico e a cadeia produtiva toda é beneficiada, incluindo os pequenos negócios”, ressalta a técnica da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE/RS, Márcia Thier.

Além da viagem para Houston, o programa promoveu capacitações em: planejamento para internacionalização, fundamentos de importação e exportação, planos de negócios internacionais, câmbio e financiamento, marketing e negócios, logística internacional, contratos internacionais, rotina de exportação e importação, gestão de exportação e importação, e a oficina exportação de serviços. O grupo de 2013 tem 50 empresas no total, sendo 30 delas na Região Metropolitana, e as demais 20 na Serra Gaúcha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing