Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Frente Parlamentar das Pequenas e Microempresas celebra 15 anos de atuação

27/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela FPPME

Da Redação

Bruno Quick (Foto: Sebrae/RS)

Porto Alegre – Os 15 anos de atuação da Frente Parlamentar das Pequenas e Micro Empresas (FPPME) foram celebrados na manhã desta terça-feira, 27, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. O Sebrae/RS esteve representado no evento pelo presidente Vitor Augusto Koch, superintendente Léo Hainzenreder, diretor Técnico Marco Kappel Ribeiro, diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas, e gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado. O gerente de Políticas Públicas do Sebrae/NA, Bruno Quick, parlamentares, representantes do governo estadual, federações e entidades associativas também se fizeram presentes à solenidade.

O presidente da Assembleia gaúcha, deputado Alexandre Postal (PMDB), saudou e agradeceu a presença de todos e destacou que o parlamento tem feito o seu papel para auxiliar no fortalecimento das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul. “Aquilo que está ao nosso alcance para contribuir nesse processo estamos fazendo”, afirmou. O presidente da Frente Parlamentar das Pequenas e Micro Empresas, deputado José Sperotto (PTB), relembrou todas as iniciativas e conquistas alcançadas durante os 15 anos de existência do órgão técnico. Ele ainda ressaltou a necessidade de continuar os trabalhos para enfrentar as altas cargas tributárias e as dificuldades legais por que passam as MPEs no país e no Rio Grande do Sul.

Sperotto propôs, como agenda para 2013, o encaminhamento de uma solução junto ao governo do Estado acerca da cobrança do diferencial de alíquotas para as micro e pequenas empresas; a reativação do fórum permanente das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul e a adequação da legislação da substituição tributária com o intuito de preservar o tratamento diferencial para micro e pequenas empresas.

Apoio as MPEs
O presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, destacou a importância da reativação da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas para lutar contra a substituição tributária, que está inviabilizando o simples nacional. “Aquela vantagem e aquela lei que lutamos tantos anos para ter está se esvaindo, ou seja, a substituição tributária, através das margens de valor agregado distorcidas está aniquilando aquelas vantagens que eram para ser um tratamento desigual entre os desiguais”, alertou.

Em sua explanação aos presentes, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, ressaltou ser fundamental uma ampla mobilização em defesa das micro e pequenas empresas. Ele ainda destacou que, diante de uma crise fiscal, é necessário que sejam criadas medidas de compensação para os estados, que devem vir do governo federal.

Quick defendeu o fim das diferenças de alíquotas de ICMS entre os estados; uma nova repartição dos royalties como forma de melhorar a situação financeira dos estados; a criação de um fundo de compensação de perdas, além da renegociação das dívidas dos estados com a União.

O secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, destacou a vontade do governo estadual de implementar uma política diferenciada de investimento, defesa e proteção aos micro e pequenos empresários. Ele também manifestou a necessidade da união de governo e empresários para que haja maior pulverização dos investimentos no Rio Grande do Sul, diferentemente do que ocorria em governos anteriores, segundo ele, com a concentração de esforços nas grandes empresas.

Dziedricki sublinhou que o Rio Grande do Sul está investindo numa nova política de desenvolvimento econômico, chamada de economia da cooperação, que cria um ambiente administrativo diferenciado com a constituição de uma secretaria que tem como militância a defesa da micro e pequena empresa. O secretário sugeriu que como primeiro ato da agenda de 2013 seja instalado o fórum permanente da micro e pequena empresa no Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha