Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Franquias

Oportunidade

Você quer abrir um negócio e nunca pensou em franquias? Essa é para você!

12/09/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Gerência Setorial de Indústria, Comércio e Serviços

COMPARTILHE
A baixa “taxa de mortalidade” de empresas nesse formato se deve a basicamente três fatores: escala, marca e know-how de mercado

Como novos empreendedores podem escolher a melhor franquia para si? Quais cuidados devem tomar, e como podem se blindar de propostas furadas? Se você deseja abrir um negócio com a sua cara, mas nunca pensou em adquirir uma franquia, saiba que este modelo tem mais chances de sobreviver como negócio. No período de um ano, 3% das franquias morrem contra 23% das empresas tradicionais – e em cinco anos, 71% das empresas tradicionais fecham contra 8% das franquias. A baixa “taxa de mortalidade” de empresas nesse formato se deve a basicamente três fatores: escala, marca conhecida e know-how de mercado. 

Confira abaixo quatro pontos que podem ajudar você a compreender sobre o mercado de franquias e identificar o melhor perfil de franquia para você:

  • Conheça o mercado de franquias: Saiba quais os setores mais promissores, os negócios mais inovadores e com diferencial de mercado e entenda as tendências que estão surgindo. Assim, você terá mais argumentos em uma reunião com o franqueador e saberá fazer a melhor escolha para empreender.
  • Converse com franqueados da rede escolhida:  Dessa forma, você terá uma visão mais realista e entenderá se a franquia realmente traz retorno. Além de gerar segurança para fechar o negócio, essa medida incentiva que as redes estejam cada vez mais preparadas para o mercado, melhorando o sistema como um todo.
  • Entenda as regras, direitos e deveres de um franqueado: É importante ler com cuidado o contrato de franquia, a Circular de Oferta de Franquias (COF) e outros documentos relevantes. Se tiver dificuldade em entender todo o conteúdo, consulte um profissional antes de se comprometer.
  • Alinhe perfil e investimento: É  muito importante não abrir uma franquia já endividado. De nada adianta investir em um negócio que não está adequado ao seu perfil, cobra taxas elevadas ou levará tempo para trazer retorno.

Para que você comece bem, segue abaixo um e-book com os principais dados do mercado de franquias, informações do setor no Brasil e os segmentos com maiores destaques e crescimento.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios