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Passos para comercializar sua rede de franquias

30/01/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

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Com algumas medidas se conseguem resultados positivos em venda e faturamento, sendo que os detalhes estão entre os fatores de maior atenção para franqueadores

Recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que, somente no terceiro trimestre de 2017, o mercado de franquias na região Sul do país faturou R$ 6,1 bilhões, representando um aumento de 6,4% comparado ao mesmo período ano anterior. No acumulado do ano, este faturamento subiu de R$ 22,6 bilhões para R$ 23,7 bilhões na região. Os dados também mostram que o mercado do Sul ampliou o número de unidades em 3,5%, chegando a operar com mais de 24 mil pontos de vendas.

Dentro deste cenário de crescimento, aumentam também as oportunidades para a expansão de redes de franqueadores e até mesmo para que novas redes transformem suas marcas em franquias. Segundo a diretora regional da Associação Brasileira de Franchising Sul, Fabiana Estrela, algumas medidas podem potencializar ainda mais a comercialização das franquias neste mercado que é cada vez mais crescente. Com algumas medidas se conseguem resultados positivos em venda e faturamento, sendo que os detalhes estão entre os fatores de maior atenção para franqueadores.

Seguem algumas orientações e dicas:

Tenha um plano de expansão

A rede deve manter alguns padrões, tais como: fachadas, atendimento, mobílias e demais exigências de uma franquia. Além disso, é necessário ter um plano de expansão com todos os processos estabelecidos e com potenciais localidades para uma expansão da rede. Ou seja, se o perfil de consumo local aceitará seu produto/serviço e entender o mercado consumidor. Também deve ter os manuais atualizados, treinamentos preparados, contrato de franquia/COF e os demais documentos validados.

#Dica: o Estudo de Expansão também abrange o perfil de franqueado. Tenha detalhado quem é o franqueado que sua rede deseja. Isso facilitará muito o relacionamento com ele e os próximos passas para crescimento da marca.

Suporte na localização do ponto

Deve ficar claro para o franqueado que ponto comercial pode significar o sucesso ou o insucesso do negócio. Uma maneira de deixá-lo seguro é o suporte por parte da franqueadora no momento da escolha do ponto. Mas antes da escolha de um potencial franqueado, saiba para onde você quer expandir.

#Dica: estude bem a localidade para expandir sua rede. Erros podem acontecer, seja por parte da franquia ou do franqueado, mas quanto menos isso ocorrer, melhor e menos dinheiro será gasto.

Forneça treinamentos para o franqueado

Mantenha o padrão e a qualidade da sua marca com treinamentos constantes. Disponibilize aos franqueados materiais e manuais atualizados. Esteja próximo deles para dar o suporte necessário. Quanto melhor o filtro e seleção dos franqueados, mas fácil será o treinamento e o desenvolvimento das franquias.

#Dica: ter uma plataforma de organização de informações, treinamentos, reuniões e atualizações pode ajudar.

 Fique de olho nas unidades franqueadas

É importante realizar periodicamente visitas às unidades e, sempre que possível, organizar auditorias para avaliar o funcionamento das franquias. Ficará mais fácil identificar qualquer falha e apresentar um plano de ação para corrigir os erros. Lembre-se que você, franqueador, tem o know-how da sua empresa e da sua marca, sabe como fazer, tem experiência com o perfil dos seus clientes e sabe como reverter um problema de maneira mais prática.

#Dica: quanto mais próximo dos franqueados, mais confiança eles terão com sua marca e serão promotores fieis. O relacionamento entre franqueador e franqueado é fator principal para o sucesso da sua rede.

 

O Sebrae RS possui mais informações e projetos para ajudar na expansão da sua rede de franquias.

Fale conosco pelo 0800-570-0800 ou entre em contato com Rodrigo Baierle: (51) 98021-2962 | rodrigobs@sebrae-rs.com.br.

 

 

 

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