Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Redes de Cooperação

Competitividade

Como uma Central de Negócios aumenta a competitividade das micro e pequenas empresas

23/10/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Além de melhorar a negociação entre fornecedores é possível criar treinamentos coletivos e compartilhar experiências entre as empresas

Adquirir produtos, treinar equipe, expandir negócios. Para um único pequeno empreendedor, esses desafios são trabalhosos e exigem que se transponham obstáculos. Seguindo a máxima “juntos somos mais fortes”, participar de uma Central de Negócios, ou Rede de Cooperação, auxilia estabelecimentos a ampliarem seus horizontes e vencerem barreiras.

Uma Central de Negócios é uma iniciativa de empreendedores que, ao unirem forças, superam dificuldades, incrementando oportunidades e acessando novos mercados. Com ações coletivas, as empresas aumentam a competitividade e a lucratividade. A estratégia é diferente de uma Central de Compras, em que o foco está unicamente em consumo conjunto. Na Central de Negócios, empreendedores desenvolvem ações coletivas de interesse econômico com base no mercado em que atuam.

Vale ressaltar a possibilidade de compras conjuntas, planejamento estratégico de vendas, diferenciação das comunicações na mídia, treinamento e capacitações conjuntas das equipes, plano de marketing compartilhado, centro de distribuição, design padronizado, marca compartilhada, acesso a linhas de créditos especiais e otimizados.

A participação de uma empresa em uma Central de Negócios obriga o empresário a modificar certas formas de gerenciamento. Um exemplo está na compra de mercadorias de um grupo de supermercados: antes da associação à central, cada empresa possuía datas e formas de negociação distintas. Com a participação no grupo, é necessário ajustar estes processos.

O SEBRAE disponibiliza três projetos coletivos para atender Centrais de Negócios. Aos interessados, vale entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae