Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Franquias

As tendências para 2017 no mundo das franquias

19/01/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Com investimentos menores comparadas às grandes redes, é possível abrir as chamadas microfranquias.

Franquias são ótimas alternativas para quem deseja investir em um negócio, mas não sabe em qual segmento atuar. No ano de 2016, o mercado de franquias cresceu 8,3%, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), com um faturamento de R$ 151 bilhões. São diversas opções com variadas taxas de investimento. Confira abaixo algumas tendências no setor.

Interiorização: Com a saturação de algumas franquias nas grandes metrópoles, o setor está de olho no potencial das cidades do interior. Outro fator que contribui para esse processo é o valor elevado dos pontos comerciais em áreas mais nobres destes centros urbanos. Uma das vantagens é que a interiorização atende a demanda de consumo por grandes marcas e agrada os que estão distantes das capitais.

#Dica: Faça um estudo de mercado para avaliar se a cidade aceitará o novo produto ou serviço.

Franquias home based: a vontade de empreender ainda é latente, apesar da crise. Com investimentos menores comparadas às grandes redes, é possível abrir as chamadas microfranquias. Por possuírem um formato mais enxuto, sem a necessidade de grandes estruturas ou equipamentos, elas podem ser instaladas na própria residência. Há a possibilidade de trabalhar tanto com comércio quanto com serviços, como a venda de perfumes ou agência de turismo.

#Dica: Antes de fechar negócio com alguma microfranquia, verifique se ela já foi testada anteriormente pela franqueadora e como funciona o modelo de negócios.

E-Commerce: o modelo via e-commerce possibilita que o franqueador não se preocupe com estoque de produtos, aluguel de ponto e capital de giro, por exemplo. Há diversas áreas de atuação, como venda de suplementos alimentares, serviços de atendimento automotivo, bem como franquias de certificados digitais e criação de websites.

#Dica: Algumas vezes, atuar no comércio virtual requer conhecimento na área de atuação. Verifique a necessidade de know how em cada uma e se o franqueador disponibiliza treinamentos especializados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Janeiro de 2018

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas

SAIBA MAIS

 

22 de Janeiro de 2018

Encerra amanhã o prazo para o MEI regularizar situação com a Receita Federal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 18:45

Inscrições abertas para o projeto StartupRS Scale

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 11:21

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas