Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Fórum de cidades digitais apresentará tecnologias para gestão pública

09/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Durante o evento, em Santiago, SEBRAE/RS vai mostrar as vantagens da Redesimples, sistema que simplifica a abertura e o fechamento de empresas nos municípios

Da Redação

Tecnologias disponíveis no mercado serão apresentadas no evento (Foto: Banco de Imagens)

Santiago – Durante o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari, que será realizado na quinta-feira, 11 de agosto, em Santiago, gestores da região Centro do Rio Grande do Sul terão acesso a diversas tecnologias disponíveis no mercado e implantadas em municípios do Estado. São sistemas e ferramentas que facilitam a gestão, reduzem custos e aumentam a arrecadação municipal, facilitando o trabalho de funcionários e, principalmente, a vida dos cidadãos e contribuintes.

O auditório do Centro Empresarial de Santiago será o ponto de encontro de prefeitos, gestores, vereadores e demais interessados no desenvolvimento das cidades para tratar de iniciativas, soluções e como a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica no planejamento e na execução de políticas públicas, pode transformar a realidade das localidades. Além de serviços prestados por empresas no Estado, modelos em andamento nas cidades digitais, o Fórum, promovido pela Rede Cidade Digital, em conjunto com a Prefeitura de Santiago, terá a participação de representantes do SEBRAE/RS que apresentarão às prefeituras detalhes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples. O sistema desburocratiza e agiliza o processo de abertura de empresas, reduzindo a tramitação para até cinco dias. Estatísticas nacionais indicam que o tempo médio de abertura de empresas nos municípios que não utilizam tecnologia chega há quase 90 dias.

Segundo o técnico de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Carlos Eduardo Machado dos Santos, na microrregião do Vale do Jaguari três municípios já se integraram à Rede: Santiago, São Francisco de Assis e Cacequi. Para ele, as cidades digitais também facilitam a implantação de inovações como a REDESIMPLES, diferencial que acaba impactando no fomento do comércio, emprego e renda nas localidades. “É importante porque a partir do momento que a pessoa resolver empreender, ela precisa ter facilidades. Quanto mais rápido abre a empresa, mais rápido ela empreende, contrata, fomenta o comércio e o município arrecada”, observa o técnico do SEBRAE/RS.

Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, esta iniciativa do SEBRAE/RS reforça a importância dos prefeitos e de gestores públicos em investirem na tecnologia. “Tudo, atualmente, está conectado. Municípios sem infraestrutura tecnológica, sem sistemas de rede, estão fadados a ficar no ostracismo, fora de serviços de governos e de instituições que impactam positivamente no desenvolvimento social e econômico das localidades, principalmente aquelas mais distantes de capitais e de grandes centros, que, para serem implantados, precisam de internet, precisam de tecnologia”.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari são gratuitas para servidores públicos e demais interessados no desenvolvimento da região por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. A programação completa também pode ser conferida aqui.  

Inovação

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o momento eleitoral é estratégico para a definição de projetos a serem implantados nos próximos quatro anos nos municípios. “É importante que gestores e candidatos conheçam soluções, troquem experiências e vejam a importância do uso da tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos. As cidades conectadas estarão sempre a frente no processo de desenvolvimento”, frisa Marinho.

O Fórum tem o patrocínio bronze da Delta – tecnologia para gestão pública e apoio estratégico da SantiagoNet, SAJ Procuradorias e Abase Sistemas. A iniciativa também é apoiada pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, Instituto Federal Farroupilha, Centro Empresarial de Santiago, Corede Vale do Jaguari, Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) e Prefeituras de São Sepé e Tapera.

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari
11 de Agosto, Santiago
Horário: 8h30 às 17 horas
Local: Centro Empresarial de Santiago
Inscrições e informações: http://forum.redecidadedigital.com.br/santiago/

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae