Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Fontes alternativas de energia para propriedades

02/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Tema está em destaque no Salão do Empreendedor Rural na Expointer

Da Redação

Espaço de Energia Sustentável no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Em 1978, Ígor Weiss, então diretor comercial da empresa Weco, voltou da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, animado com o produto que conhecera: um aquecedor de ambiente que aproveita as três formas de calor – radiação, condução e convecção. Quase 40 anos depois, seu filho, Jorge Weiss, apresenta na Expointer 2016 o “Campeiríssimo”, um aquecedor à lenha criado a partir do modelo alemão. O produto da empresa Gás Service está em exposição no espaço de Energia Sustentável do Salão do Empreendedor Rural, uma iniciativa FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir.

O espaço de Energia Sustentável foi criado com o objetivo de apresentar aos produtores rurais e visitantes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina fontes alternativas de energia que causem menos impacto no meio ambiente. “Além do conceito de sustentabilidade, buscamos valorizar aqui a ideia de cadeia, em que pequenas indústrias podem oferecer soluções viáveis para o agronegócio”, explica o gerente Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.

As três empresas expositoras do espaço – Sevenia, Energia Direta e Gás Service Industrial – participam do projeto Energia Mais do SEBRAE/RS. Elas foram selecionadas entre as 150 participantes e apresentam soluções de energia alternativa, mais econômicas e sustentáveis do que a energia tradicional hídrica. “A energia eólica, por exemplo, é uma energia limpa, que supre as necessidades residenciais, comerciais e industriais e ao mesmo tempo preserva os recursos naturais do planeta”, pondera José Eurico, proprietário da empresa Energia Direta.

Placas fotovoltaicas em destaque pela empresa Sevenia (Foto: Fagner Almeida)

Outra possibilidade de energia sustentável apresentada no Salão do Empreendedor Rural é a solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas que podem ser instaladas em qualquer terreno com grande exposição solar. “Este sistema pode ser muito útil para o agronegócio, tendo em vista que nem todas as propriedades rurais do Estado têm energia elétrica. Em outras, o abastecimento elétrico é instável”, argumenta Humberto Macedo, um dos sócios Sevenia.

Casa Inteligente na Expointer

Empresa de projeto do SEBRAE/RS apresenta casa sustentável na Expointer (Foto: Fagner Almeida)

Outra empresa que encontrou uma forma de explorar o conceito de sustentabilidade é a Colmeia, de Esteio. Também participante do projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS, ela está trazendo para a Expointer 2016 uma proposta inteligente de residência: um container adaptado para servir como moradia. A proposta, explica Júlio Delfino, um dos sócios da empresa, é otimizar custos e reaproveitar matérias-primas. “Os containers utilizados para moradia serviram, durante 10 anos, para transportar carga. É uma forma inteligente de reaproveitamento”, explica. O espaço conceito está em exposição na entrada do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana