Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Painel RBS Notícias debate o empreendedorismo

12/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento reuniu o diretor Técnico do SEBRAE/RS e outras autoridades no auditório do Salão do Empreendedor, durante a Frinape

Da Redação

O diretor Técnico do SEBRAE/RS (segundo à esq.) participou do painel (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – Maneiras de fomentar o empreendedorismo foram o tema do Painel RBS Notícias, realizado nesta quinta-feira, 12, na Frinape, em Erechim. O evento foi promovido pelo SEBRAE/RS e pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). Mediado pelo apresentador da RBS TV Elói Zorzetto, o encontro reuniu o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos; o presidente da ACCIE, Claudionor Mores; o diretor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Paulo Sponchiado, e o diretor comercial da empresa Triel-HT, Darlan Dalla Rosa.

Questionado pelo mediador sobre como ser empreendedor em momentos de dificuldade, o diretor do SEBRAE/RS destacou que justamente nos momentos de dificuldade é que surgem oportunidades. “Nesse atual cenário, que considero ‘diferente’, é fundamental ter persistência, identificar nichos de mercado e saber correr riscos. Acreditamos que o empreendedorismo pode ser potencializado com técnica, foco de atuação e gestão de negócio”, afirmou Ramos.

Para Claudionor Mores, a região de Erechim é empreendedora por natureza, devido à sua formação étnica variada. “Aqui praticamos o ‘empreendedorismo da teimosia’. Somos corajosos e fortes. O empreendedor precisa se transformar em empresário para não ficar só no desejo”. O diretor da URI reforçou as palavras de Mores e disse que uma das dificuldades atuais dos empreendedores é deixar de fazer “mais do mesmo”. Segundo Sponchiado, é preciso promover a inovação. “Nesse sentido, a universidade é fundamental, pois ela tem o papel de gerar conhecimento e inovar”, salientou.

Darlan Rosa destacou que os empreendedores devem buscar alternativas no mercado, mas não devem desistir diante dos cenários difíceis. “É necessário rever conceitos. Nossa empresa, por exemplo, está participando de quatro feiras e lançará cinco novos produtos em 2016”, observou. Ayrton Ramos reforçou que o brasileiro é muito imediatista, mas os bons resultados são uma sequência de um trabalho que envolve gestão e planejamento. “O empreendedor tem que saber quem são seus parceiros, trabalhar de forma estruturada e verificar onde ele pode se especializar. E o SEBRAE/RS ajuda a fazer esse diagnóstico de forma adequada”, disse.

Salão do Empreendedor

Todas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira as imagens do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae