Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Fomenta RS mostra como as MPEs podem ser fornecedoras da administração pública

07/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Evento promovido pelo SEBRAE/RS vai ocorrer nos dias 13 e 14 de agosto, em Santa Maria

Da Redação

Santa Maria – Ampliar a participação dos pequenos negócios nos processos licitatórios dos governos federal, estadual e municipais, aproveitando as oportunidades criadas pela Lei Geral das MPEs. Este será o tema central do Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta RS), promovido pelo SEBRAE/RS, que ocorre nos dias 13 e 14 de agosto, no Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2741), em Santa Maria.

O encontro terá a participação de empresários e gestores públicos, possibilitando que as micro e pequenas empresas (MPEs) tenham contato direto com os grandes compradores da administração pública direta e indireta e com empresas estatais. “Desta forma, os gestores de pequenos negócios irão receber informações sobre as possibilidades, condições e oportunidades de fornecimento de produtos e serviços para o setor público”, salienta o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

Para o dirigente, “este é mais um ponto importante que serve de estímulo para que os municípios gaúchos implementem a Lei Geral das MPEs, pois, entre os diversos benefícios e incentivos que a legislação oferece, está a priorização dos pequenos negócios em compras públicas de produtos e serviços de até R$ 80 mil”. O superintendente Léo Hainzenreder reforça esta posição, lembrando que o capítulo da Lei Geral que trata das Compras Governamentais “é uma política pública que tem resultado efetivo no incremento de recursos financeiros para as micro e pequenas empresas, movimentando, dessa forma, a economia local dos municípios”.

Fomenta terá dois dias de atividades
A edição deste ano do Fomenta RS terá dois dias de atividades, contemplando palestras técnicas e oficinas de compras governamentais, no dia 13 de agosto, a partir das 9h. Também serão realizadas a Sessão de Negócios do Projeto Comércio e Serviço da Região Centro do RS e a 4° Rodada de Negócios Multissetorial de Santa Maria, no dia 14 de agosto.

A Sessão de Negócio do Projeto Comércio e Serviço da Região Centro vai permitir que 40 micro e pequenas empresas que integram esta ação do SEBRAE/RS possam trocar conhecimentos e experiências entre si, a partir das 9h. A 4ª Rodada de Negócios Multissetorial de Santa Maria, por sua vez, terá a presença de 16 grandes empresas compradoras e 50 pequenas empresas vendedoras, estimando-se um volume de transações comerciais de mais de R$ 1 milhão. As negociações terão início às 14h do dia 14.

Os compradores participantes da rodada possuem demandas muito variadas, que vão desde serviços de vigilância, limpeza, manutenção de equipamentos, instalações, pequenas obras, uniformes, serviços de tecnologia da informação, chegando a produtos hospitalares. Integram esse grupo empresas como a Agrimec, Base Aérea de Santa Maria, Cotrisel, Planalto Transportes, Gráfica Palotti e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre outras.

Programação completa do Fomenta RS em Santa Maria:

Dia 13 de agosto
9h – Abertura oficial;
10h – Palestra “Programa Fornecer – Compras Públicas para as Micro e Pequenas Empresas”, com Nizani Torres, subsecretária da Administração Central de Licitações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
11h – Painel de Oportunidades de Negócios com Entes Federativos;
12h30min – Intervalo para almoço;
14h30min – Palestra “Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas contratações do Governo Federal”, com Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
15h30min – Palestra “A atuação do Poder Público nas Compras Governamentais com o uso dos mecanismos da Lei Complementar 123/2006”, com Hélio Mileski, advogado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do RS;
16h15min – Case de sucesso;
16h30min – Intervalo;
16h45min – Oficina de Compras Governamentais – Como Fornecer para a Administração Pública (Turma A);
19h – Oficina de Compras Governamentais – Como Fornecer para a Administração Pública (Turma B);

Dia 14 de agosto
9h – Sessão de Negócios do Projeto Comércio e Serviço da Região Centro do RS;
12h – Intervalo para almoço;
14h – 4ª Rodada Multissetorial de Santa Maria.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios