Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Foco nos micro e pequenos negócios

26/02/15

Da Redação

COMPARTILHE

SEBRAE/RS realiza capacitação sobre licitação com pequenos negócios para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Da Redação

Curso terá foco nas compras governamentais para as micro e pequenas empresas (Foto: Banco de Imagens)

Uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o SEBRAE/RS – Regional Norte visa estimular a economia local através da aplicação de benefícios para micro e pequenas empresas previstos na LC 123/2006. Colaboradores da instituição irão participar de um curso de compras governamentais para compradores com foco nos procedimentos para a elaboração de editais exclusivos para micro e pequenas empresas. A atividade ocorre no Campus do IFRS, em Bento Gonçalves, nos dias 2, 3 e 4 de março.

O IFRS, por conta de suas várias unidades e cursos oferecidos, realiza compras nas mais diversas áreas, incluindo agrícola, material de laboratório, de gêneros alimentícios, de construção e de expediente. A capacitação vai reunir 30 colaboradores e abordar de que forma as compras púbicas podem impulsionar a economia local. Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na regional Planalto Patric Cunha Strapazzon a demanda surgiu por meio de um contato do setor de compras do IFRS – Campus Sertão, na região Norte do Estado. “Eles nos procuraram, e a partir da necessidade apontada indicamos o curso com duração de três dias que, para facilitar a logística, será realizado no Campus de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar o mercado de compras públicas para que as MPEs possam acessar o nicho de compras do setor público”, conta.

O edital exclusivo para pequenos negócios está amparado pela Lei Complementar 123/2006, atualizada pela Lei 147/2014, em que empresas desse porte recebem tratamento diferenciado, simplificado e favorecido nos âmbitos da União, dos estados e municípios. Podem participar das licitações exclusivas quando o valor da compra for de até R$ 80 mil, entre outros benefícios.

A coordenadora de compras e licitações do IFRS – Campus Sertão, Patrícia Cichota, conta que a ideia de buscar a parceria com o SEBRAE/RS surgiu de uma oficina sobre o tema realizado pela entidade. “Foi durante a Semana Orçamentária, em Brasília, em 2014. Achei o método muito dinâmico e funcional, então procurei a unidade da nossa região para realizarmos aqui. O trabalho do SEBRAE é interessante porque engloba tanto os fornecedores quanto os compradores”, disse.

Segundo Patricia, a iniciativa vai estimular o crescimento das empresas e da economia local. “Muitas micro e pequenas empresas não costumam participar desses processos, principalmente quando ligados ao governo, porque não conhecem o sistema em sua totalidade. Então é uma oportunidade para inseri-las no processo”, disse. A coordenadora destaca ainda que a expectativa com essa parceria é grande. “Nós poderemos atender melhor as empresas e gerar desenvolvimento aqui, pois nesses processos é comum trabalharmos com MPEs de outras regiões ou da Capital”, finaliza Patricia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional