Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Filósofo Mário Cortella abre o 4º Seminário de Educação Empreendedora

27/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento integra a programação da 17ª Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/RS

Da Redação

Filósofo abriu o Seminário de Educação Empreendedora na Fiergs (Foto: João Alves)

Porto Alegre – Cerca de 600 professores gaúchos foram convidados pelo filósofo e professor universitário Mário Sérgio Cortella a refletir sobre novas formas de ensino, na tarde desta quinta-feira, dia 27 de setembro. “Nós, professores, temos que ter humildade para reconhecer que não sabemos tudo e buscar novas formas de conexão com os nossos alunos”, ponderou Cortella ao abrir o 4º Seminário de Educação Empreendedora, parceria entre a PUCRS e o Sebrae/RS, que neste ano integra a programação da 17ª Feira do Empreendedor.

Para exemplificar sua busca por entendimento ao público mais jovem, Cortella revelou que durante a viagem que o trouxe a Porto Alegre ouviu músicas da cantora Lady Gaga. “Usei uma música dela para abrir uma aula de filosofia na faculdade. É uma forma de tornar o conteúdo mais atraente para os alunos, jovens de 18 anos, que não vão se interessar por assuntos abstratos”, ensinou. “Crianças e adolescentes adoram a escola, eles não gostam é das nossas aulas, que tratam de coisas distantes da sua realidade.”

O professor lembrou que este público nasceu na era da internet e, consequentemente, do excesso de informações. “Informação gera conhecimento. Eu sei coisas que vocês não sabem, e vocês sabem de coisas que eu não sei. Juntos, colaboramos”, ponderou o especialista, lembrando que até algum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual. “Agora, tendo em vista a interdependência existente, é preciso pensar que a minha competência acaba quando acaba a do outro,” analisou.

Ao falar sobre “Gestão do Conhecimento: um desafio necessário”, o filósofo lembrou a escritora Clarice Lispector. “Clarice costumava dizer que o melhor dela era aquilo que ainda não sabia, por lá estava a chance de crescimento. Só quem tem dúvidas avança”, afirmou Cortella, lembrando que bons empreendedores precisam ser audaciosos, não aventureiros. “A pessoa audaciosa se prepara antes de avançar, a aventureira testa para ver no que dá”, afirmou o professor, lembrando da necessidade que de estudo e boa base de informações também para empreendedores.

A análise do especialista é corroborada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. “O Sebrae/RS está preocupado em fomentar o empreendedorismo já nos bancos escolares. Eventos como o Seminário de Educação Empreendedora e a Feira do Empreendedor servem, também, para nos aproximar deste público e de toda a classe empresarial gaúcha, que tanto precisa de atenção e cuidado”, afirmou o presidente.

A 17ª edição da Feira do Empreendedor acontece de 27 a 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing