Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Espaço dedicado a produtos feitos a mão

30/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Variedade de peças artesanais chama a atenção de visitantes

Da Redação

Variedade de peças artesanais chama a atenção de visitantes (Foto: João Alves)Porto Alegre – Espaço lotado e sacolas cheias. As peças dos grupos gaúchos Arte na Fonte, Canoa, Artesanato Missões, Abelhas Arteiras, Lã Pura e Bicho do Mar de Dentro chamam a atenção dos visitantes da Feira do Empreendedor. Enfeites, bonecos, diversos tipos de acessórios e até roupa para bebês são os produtos preferidos pelos compradores. Os objetos são feitos a mão e produzidos em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, Uruguaiana e São Miguel das Missões. A visitante Idaia Fonseca veio de Guaíba e saiu com duas sacolas: “Procuro produtos diferenciados e que não fazem parte de grandes escalas”, afirma. Os consumidores querem fugir do comércio comum e acham no artesanato a exclusividade que surpreende.

Além de serem originais, os artefatos são elaborados com foco na geração de renda e também na sustentabilidade. O Grupo Canoa produz chaveiros, colares, bolsas e pulseiras com material de motores de automóveis. “Todos os resíduos que surgem na composição de veículos são reaproveitados. Existem muitas possibilidades de utilizar aquilo que, normalmente, é visto como lixo”, ressalta a coordenadora da micro e pequena empresa (MPE), Edy Ribeiro.

Igualmente em prol de um “mundo verde”, os 28 artesãos dos Bichos do Mar de Dento fabricam os produtos em forma dos animais que compõem a Costa Doce do Estado. São enfeites compostos de diferentes técnicas – bordados, crochê e bisqui -, que representam as 12 espécies tradicionais da região: cardeal, noivinha-do-rabo-preto, mão pelada, ema, peixe anual, rã-macaco, tartaruga tigre d’agua, tatu, saíra das sete cores, tamanduá e duas espécies de borboletas. Mais uma forma de estimular a preservação ambiental. 

Materiais que seriam descartados acabam virando obra prima para o Artesanato Missões. Todas as peças, acessórios pessoais, de decoração, cozinha e souvenires utilizam o tear, a fibra de butiá, o trabalho em madeira e o vidro.  O grupo retrata, em cada produto, um pouco da cultura, dos hábitos e das tradições da região das Missões. Durante os três primeiros dias de Feira do Empreendedor, 373 produtos foram vendidos, totalizando um valor de quase R$ 9 mil. Segundo a técnica do Sebrae/RS Vânia Fernandes, aproximadamente 150 produtos artesanais devem ser vendidos neste último dia de Feira do Empreendedor, que ocorre até 21h.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios