Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Feira do Empreendedor recebe 14 mil visitantes em quatro dias de evento

30/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Entre os destaques estão as mais de 110 capacitações realizadas através de palestras, seminários, talk shows e oficinas práticas

Da Redação

Mais de 14 mil pessoas visitaram a Feira (Foto: João Alves)Porto Alegre – A 17ª edição da Feira do Empreendedor do Rio Grande do Sul encerrou seus quatro dias de atividades com bons resultados para empreendedores e futuros empresários. Neste ano, cerca de 14 mil visitantes marcaram presença no Centro de Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre. Na avaliação do presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, a diversidade de ações foi um dos atrativos. “Através da Feira temos condições de reunir, em um único espaço, informações, atendimento especializado e ideias de negócios para quem pretende abrir ou melhorar a sua empresa”, ressaltou.

No espaço destinado aos expositores, a feira reuniu 86 estandes com empreendedores de vários estados do Brasil. As empresas expositoras tinham foco nos seguintes setores: Vendas Diretas, Negócios Digitais, Franquias, Máquinas e Equipamentos e Oportunidades e Representações Comerciais. O atendimento do Sebrae/RS na feira foi ampliado e recebeu 1.200 pessoas, ultrapassando a meta que era de 800 atendimentos. O público encontrou informações sobre temas como Inovação, Sustentabilidade, Vendas, Mercado, Liderança, Exportação e Ideias de Negócios, além de orientação empresarial, realizada pela equipe de técnicos do Sebrae/RS.

O atendimento também contou com a presença de entidades e órgão públicos parceiros do Sebrae/RS e com expertise em diversas áreas: Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPI), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SMIC), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), INSS e JUCERGS.  O Microempreendedor Individual teve uma atenção especial no evento. Durante quatro dias ocorreram cursos SEI (SEI Comprar, SEI Empreender, SEI Planejar, SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro), além de duas palestras: Empreendedor Individual e Internet para Pequenos Negócios.

4º Seminário de Educação Empreendedora

Mais de 600 professores gaúchos foram convidados pelo filósofo e professor universitário Mário Sérgio Cortella a refletir sobre novas formas de educar. Já a representante da Wikimedia Foundation no Brasil, Oona Castro, destacou que a ideia da experiência de colaboração na relação ensino-aprendizado é um recurso com muito potencial a ser descoberto e aproveitado pelos educadores no País. É a primeira vez que o Sebrae/RS realizou o Seminário de Educação Empreendedora durante a Feira do Empreendedor.

Fórum de Empreendedorismo

Paralelamente à feira, durante a sexta (28/09) e o sábado (29/09), foi realizado o Fórum de Empreendedorismo, com palestras e painéis de personalidades que abordaram os temas Ecossistema Empreendedor e Tendências do Mundo Digital. No primeiro dia foram painelistas, o brasileiro Fernando Gouveia, gerente de Operações Internacionais da Plug and Play Tech Center, dos Estados Unidos; Guilherme Masseroni, da Associação Brasileira de Startups; Luciano Andreatta, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul; João Otero, fundador da startup Spotwish; Sandra Schafer, da Tecnosinos; Naira Libermann, coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUCRS; e Yuri Gitahy, da Aceleradora. O mediador do talk show foi o jornalista e editor do site Startup, Diego Remus. Também palestraram o especialista da IBM Cláudio Bessa, e os diretores da Escola Perestróika, Felipe Anghinoni e Tiago Mattos.

Uma das maiores especialistas em mídias sociais do Brasil, Martha Gabriel, abriu o segundo dia de palestras do Fórum do Empreendedorismo. Depois dela falaram a diretora executiva do Projeto E-Commerce Brasil, Vivianne Vilela, o gerente de Produtos e Inovação na Zenvia, Gabriel Brigidi, e Rodrigo Vale da Google. O evento finalizou com um bate-papo com Rodrigo Krug, da Cliever Tecnologia, Tiago Titti, da Develop It, Guilheme Braga, da Egalitê, e Juliano Seabra, da Endeavor Brasil.  O mediador foi o diretor Técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel.

Mais de 3 mil pessoas acompanharam a programação ao longo dos dois dias. Além do auditório sempre lotado, percebemos que o público ficou satisfeito com os depoimentos dos empresários trazidos”, avalia a gestora da Feira no Sebrae/RS, Adriana Hartmann Lewis.

Outras atrações

No Espaço de Sustentabilidade, o Sebrae/RS apresentou uma ferramenta inédita para avaliação do grau de sustentabilidade das micro e pequenas empresas rurais. Batizada de ISer (Índice de Sustentabilidade da Empresa Rural), a solução visa avaliar o grau de sustentabilidade atual das propriedades rurais do Estado. A ferramenta será aplicada nas quase 3 mil propriedades participantes dos 18 projetos coletivos da Gerencia Setorial do Agronegócio do Sebrae/RS.

A Copa do Mundo de 2014 esteve com a bola cheia na Feira do Empreendedor. O público pode acompanhar, em um espaço especialmente preparado, dinâmicas teatrais que representam situações de dificuldades para os turistas, e, também, palestras que abordaram temas como questões jurídicas, licenciamento, utilização de símbolos e marcas, Fun Fest e áreas de restrição comercial. Outra atração do espaço foi o Jogo da Copa, que apresenta as oportunidades mapeadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), bem como os requisitos de contratação e de fornecimento para grandes demandantes deste mercado.

Uma parceria entre Sebrae, Google e Yola, com a colaboração do Bradesco, HP e Serasa Experian, proporcionou que os empreendedores realizassem o site de sua empresa de forma gratuita, rápida e fácil, no Conecte Seu Negócio. Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foram as Oficinas Práticas, nas áreas de Gastronomia, Moda, Artesanato e Internet. A Loja Conceito foi um dos espaços mais procurados na Feira do Empreendedor 2012, com participação de 3.930 pessoas. O local apresentou tecnologias recentes em gestão visual e de produtos que agradam a varejistas e consumidores.

As startups

Empresas recém-criadas ou ainda em fase de constituição, cujos produtos e serviços apresentam soluções inovadoras também estiveram no evento. Parceria entre o Sebrae/RS, a IBM e a Endeavor, o Espaço de Inovação reuniu, em uma área de 500 metros quadrados, 12 empresas expositoras (seis nos dias 27 e 28 de setembro e outras seis entre os dias 29 e 30), salas de reuniões e uma grande área de palestras.

Nesta edição da Feira o Sebrae/RS disponibilizou ao público mais de 50 palestras que mobilizou um público de 4.700 pessoas. Em diversos horários, foram tratados temas como Copa do Mundo de 2014, tendências e realidades do meio empresarial, oportunidades de negócios, empreendedorismo, sustentabilidade, finanças, gestão, marketing, criatividade, inovação e agronegócios.

As atrações da Feira incluíram, ainda, a exposição dos grupos de artesanato apoiados pelo Sebrae/RS: Arte na Fonte, Canoa, Artesanato Missões, Abelhas Arteiras, Lã Pura e Bicho do Mar de Dentro. Durante os três primeiros dias de Feira do Empreendedor, 373 produtos foram vendidos, totalizando um valor de quase R$ 9 mil. Do interior do Estado, 3.500 empreendedores participaram da feira como integrantes de 95 missões.

A responsabilidade social também saiu ganhando: a partir das doações realizadas na entrada do evento, foram contabilizadas 11 mil quilos de alimentos não perecíveis que serão encaminhados ao Banco de Alimentos, parceiro do evento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing