Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS renovam parceria

10/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Assinatura do convênio para execução do programa Juntos para Competir ocorreu na Expodireto Cotrijal e reuniu representantes das três entidades

Da Redação

Carlos Sperotto (centro) no ato de assinatura da renovação da parceria (Foto: Fagner Almeida)

Não-Me-Toque – As inúmeras exigências impostas pelo comércio globalizado, em que a troca de informações e de experiências, a capacitação e a diferenciação de produto são cada vez mais necessárias, nos obrigam a uma mudança de postura. Neste contexto está o programa Juntos para Competir (JPC) – uma ação integrada no agronegócio, operada no Estado pela parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS e que, nesta terça-feira, 10 de março, teve convênio renovado, o qual prevê a cooperação técnica e financeira para a devida implementação da iniciativa em 2015.

A cerimônia ocorreu no estande do Juntos para Competir na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e contou com a presença do presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, do diretor-superintendente da instituição, Derly Fialho, do superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, além dos diretores Técnico e de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos e Carlos Alberto Schütz, respectivamente.

O JPC prepara o produtor rural para ampliar a capacidade de gerenciamento do seu negócio, de forma a possibilitar um acréscimo de qualidade no seu produto, gerando mais renda para ele, ampliando empregos e colaborando para o crescimento da economia do Rio Grande do Sul. Para Sperotto, “a renovação do convênio entre as entidades tem um significado muito importante tendo em vista a representatividade do programa junto aos produtores rurais, que estão mudando suas realidades, podendo projetar um futuro melhor e estimulando os filhos a permanecerem no campo”.

Segundo o dirigente, este modelo de trabalho do Juntos para Competir, com foco no agronegócio, pode ser estendido a outras cadeias produtivas como do comércio e da indústria, por exemplo. “Quem sabe na Expodireto 2016 possamos reunir demais entidades e federações para formalizarmos novas parcerias com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios”, disse o presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS.

Carlos Sperotto, presidente Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, na Expodireto (Foto: Fagner Almeida)

Entenda o programa

O programa visa ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção. Para este ano está previsto o investimento de R$ 12.347.250,00 em 26 projetos coletivos, atingindo 3 mil produtores rurais dos segmentos da bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, grãos, horticultura, ovinocultura, vitivinicultura e multissetoriais.

Após um contínuo processo de evolução, a forma de atuação do programa tem se caracterizado por formar grupos de produtores, de um mesmo setor e região, que possuam objetivos e metas comuns, buscando aumentar os ganhos econômicos, sociais e culturais das regiões envolvidas, com alta compatibilidade ambiental, e que possibilitem a permanência do homem no campo.

O programa é gerenciado através de projetos, permitindo assim estabelecer metas específicas transformando intenções em resultados. Além disso, objetiva ampliar cada vez mais os seus atendimentos e sua capilaridade, atende iniciativas pontuais de produtores em ações de prospeção de oportunidades e formação de novos grupos.

Objetivos do Juntos para Competir

  • Capacitar produtores rurais buscando profissionalizar os distintos setores através da melhoria dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e o padrão dos produtos, desenvolvendo novos canais de comercialização;
  • Resgatar e fortalecer atividades geradoras de riqueza e renda para a empresa rural, realizando ações de difusão tecnológica e organização de mercado;
  • Melhorar a eficiência produtiva e a disseminação dos conceitos de Certificação, no sentido de diferenciar a produção gaúcha através de mecanismos de agregação de valor, que atendam os mercados mais exigentes;
  • Contribuir para o desenvolvimento das mais variadas atividades econômicas do agronegócio gaúcho, buscando integrada os elos envolvidos, trabalhando para uma maior estabilidade econômica e os consequentes benefícios sociais para produtores e colaboradores das cadeias produtivas por meio da ampliação do mercado doméstico;
  • Fortalecer a visão sistêmica das pequenas propriedades rurais do Estado, através dos princípios da Produção Integrada de Sistemas Agropecuários e do suporte às ações que estabeleçam sustentabilidade aos negócios rurais.

    Todo o produtor rural interessado pode participar do programa. Para isso, basta procurar o SEBRAE, o SENAR ou o Sindicato Rural mais próximo de sua região.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer