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Farroupilha implementa Compra Cidade

12/12/16

Da Redação

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Ação desenvolvida em conjunto entre SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal estimula as compras públicas de micro e pequenas empresas

Da Redação

Farroupilha incentiva compras de pequenos negócios (Foto: Divulgação)

Farroupilha – Os empreendedores do município da Serra Gaúcha ganharam um importante aliado este ano. Farroupilha é uma das localidades do Estado a implantar o projeto Compra Cidade. A iniciativa do SEBRAE/RS, realizada gratuitamente em parceria com a Prefeitura Municipal, já está ajudando a promover o desenvolvimento da cidade a partir de várias ações.

O programa iniciou em agosto e Farroupilha foi um dos municípios selecionados para aderir ao Compra Cidade por seu reconhecido trabalho na área de compras públicas. “Não é por acaso que a cidade recebeu este ano o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, para o prefeito Claiton Gonçalves, na Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto “Participe das Contas do Município”, relata Alexandre Schmitt, técnico de Políticas Públicas do SEBRAE/RS.

O trabalho desenvolvido em Farroupilha contou com o comprometimento dos servidores e empresários, que participaram de capacitações promovidas pelo SEBRAE/RS. “O edital piloto do programa, que ocorreu em novembro, teve a participação de 14 micro e pequenas empresas na disputa com uma previsão de compras de R$ 350 mil até 2017”, destaca. Outro ponto a ser ressaltado é que o município já preparou todo o planejamento de compras para o próximo ano, com previsão de aquisição de 350 itens a partir de editais exclusivos para MPEs.

Um programa que já beneficia vários municípios gaúchos

“O Compra Cidade objetiva melhorar o ambiente das compras públicas municipais e aumentar a participação dos pequenos negócios nas licitações”, sintetiza a técnica de Políticas Públicas do SEBRAE/RS Tangriane Forest Santos, responsável pela iniciativa. Dentre as ações do programa estão a aplicação do diagnóstico para verificação de situação atual das compras do município e da aplicação dos benefícios para MPEs e para a agricultura familiar, promoção de reunião com os envolvidos nos processos de compras nas secretarias para alinhamento de conceitos, legislação e construção dos fluxos e do plano de ação, reunião presencial para implementação das ações definidas no Plano de Ação, capacitação dos fornecedores e monitoramento dos resultados.

O Compra Cidade foi lançado em 2015 e foi implementado em 21 municípios no ano passado: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Gramado, Horizontina, Lajeado, Panambi, Pejuçara, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, Santo Cristo, São Gabriel, São Lourenço do Sul, São Sepé, Venâncio Aires, Uruguaiana. Neste ano, o projeto já foi concluído em Farroupilha e Torres. Campo Bom, Caxias do Sul, Jaquarão, Rio Grande, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar e São Leopoldo são os próximos da lista e, em breve, a incentivar a participação de micro e pequenas empresas nos processos licitatórios.

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