Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Expointer terá sétima edição da Vitrine da Carne Gaúcha

26/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço estará localizado no Pavilhão Internacional, em frente à Praça Central

Da Redação Farsul

Vitrine da Carne Gaúcha é uma das grandes atrações da Expointer (Foto: Banco de Imagens)

Esteio – A Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), chega à sua sétima edição na Expointer 2015. Com o objetivo de mostrar a excelência da carne gaúcha, o espaço apresentará ao público iniciativas empregadas no Estado para o melhor aproveitamento e valorização do produto, como técnicas de desossa e sugestões de preparo. A novidade deste ano será a disponibilização de receitas, algumas elaboradas durante as oficinas, que podem ser escolhidas e impressas pelo público, diretamente de um toten dentro do espaço da Vitrine.

A ação integra o programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e SEBRAE/RS que tem o estande localizado no Pavilhão Internacional, em novo local, de frente à Praça Central, e esperam superar a marca de 2014, quando registraram a passagem de mais de 6 mil visitantes.

A programação da Vitrine da Carne Gaúcha será de oficinas, realizadas quatro vezes ao dia, com programação das 9h às 19h. O roteiro dessa atividade inicia com a apresentação da raça escolhida para apresentação no dia e horário, suas características e programas de produção. Logo após o técnico profissional de desossa Marcelo Conceição demonstra o fracionamento de uma carcaça, elaboração de cortes de carne em carcaças de diferentes raças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos.

“A ideia é valorizar todos os cortes, estimulando o aproveitamento das qualidades de cada animal” afirmou o coordenador da Vitrine e assessor técnico do Sistema Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro. Todas as carcaças exibidas no espaço serão fornecidas por diferentes associações de raças, importantes parceiras para esta realização.

O roteiro da oficina seguirá com a chefe de cozinha Katiana Colombo, que demonstrará diversas receitas com as carnes. Nesta etapa, o público poderá acompanhar em detalhes a produção de pratos a partir dos cortes exibidos, desde churrasco até preparos mais elaborados. Haverá ainda um momento de degustação para os participantes. Todas as receitas serão disponibilizadas pelas associações parceiras e poderão ser escolhidas e retiradas através do toten digital, facilitando assim a interação com o público.

Com 150 m² de área total, a estrutura da Vitrine da Carne Gaúcha contará com uma área envidraçada e refrigerada. Em sua volta, terá a arquibancada para acomodar o público, que poderá conhecer também ações que prezam a excelência do produto. Serão apresentados como é aplicado o Sistema de Inspeção Animal, exemplos de boas práticas de manipulação da carne, além dos altos padrões de higiene e limpeza. “Tanto para o produtor quanto para o consumidor final, vamos destacar que a nossa carne segue um rigoroso padrão de qualidade em todas as etapas do processo. Essa série de iniciativas eleva sua excelência, tornando o produto conhecido e diferenciado no mercado nacional”, destaca Antônio Aguinaga, gestor do programa Juntos para Competir no Senar-RS.

O público ainda poderá conferir no local os diversos programas regulares desenvolvidos pelo Juntos Para Competir para capacitação do produtor. “Através de parcerias com os Sindicatos Rurais do interior gaúcho e as associações de raças, promovemos iniciativas como consultorias técnicas, cursos, seminários e intercâmbios. Trabalhamos uma série de questões, entre adequações de propriedades, alimentação de rebanhos, gerenciamento de processos e certificação de qualidade. Estes programas visão o aperfeiçoamento constante do setor e de sua produção sob os mais rígidos padrões de excelência”, comenta Antônio Aguinaga.

Participarão da iniciativa as associações das raças Angus, Brangus, Devon, Hereford e Bradford, os programas de produção de bovinos da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), Associação de Produtores da Região do Pampa (Apropampa) e Carne Macia Jaguaretê, Cooperativa Sulriograndense de Bubalinocultores (Cooperbúfalo), e as entidades Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ-Zebu Gaúcho), Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

Juntos para Competir

O Juntos para Competir visa incorporar tecnologia e fortalecer a gestão dos sistemas produtivos de carne bovina e ovina. Está é a base de atuação dos projetos de atendimento coletivos do programa. Todas as ações estão orientadas para o aumento de produtividade e eficiência produtiva dos rebanhos, agregando valor à carne produzida nestas propriedades, gerando incremento de renda e competitividade aos produtores rurais.

Programação das Oficinas

  • 10h30 – bovinos
  • 14h – suínos
  • 16h – bovinos
  • 17h30 – ovinos
Dias Manhã Tarde
Sábado (29/08) Angus Hereford
Domingo (30/08) Apropampa Angus
Segunda (31/08) Angus Hereford
Terça (1º/09) Brangus Devon
Quarta (02/09) Brangus Aproccima
Quinta (03/09) Zebu Bufalo
Sexta (04/09) Hereford Zebu
Sábado (05/09) Hereford Angus
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana