Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Oitava edição da Vitrine da Carne Gaúcha

26/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço integrará o Salão do Empreendedor Rural no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil

Da Redação

Qualidade da carne gaúcha estará em evidência no espaço (Foto: Divulgação)

Esteio – A Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), chega à sua oitava edição na Expointer 2016. Com o objetivo de valorizar a qualidade da carne gaúcha, o espaço apresentará ao público técnicas empregadas para o melhor aproveitamento do produto, como métodos de desossa e sugestões de preparo. A novidade deste ano será a participação da raça Charolês, que se junta às demais. O espaço integrará o Salão do Empreendedor Rural no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Aberta das 10h às 17h, entre os dias 27/08 e 03/09, a programação da Vitrine da Carne Gaúcha terá quatro sessões diárias – duas pela manhã e duas à tarde. Cada atividade inicia com a apresentação de um técnico em desossa. Ele irá mostrar métodos de fracionamento de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos. Em cada oficina será abordada uma raça específica, com a valorização de todos os cortes, estimulando o aproveitamento das qualidades de cada animal. Todas as carnes exibidas no espaço serão fornecidas pelas associações de raças, parceiras no evento.

A segunda etapa das oficinas será com um chefe de cozinha que demonstrará diversas receitas. O público poderá acompanhar, em detalhes, a produção de pratos elaborados a partir dos cortes exibidos, que posteriormente serão oferecidos para degustação. No estande haverá distribuição de material com informações sobre as raças e o a produção gaúcha.

Também serão apresentadas ações que garantem a excelência do produto, como o Sistema de Inspeção Animal, além de exemplos de boas práticas de manipulação da carne e os altos padrões de higiene e limpeza. “Tanto para o produtor quanto para o consumidor final, vamos destacar que a carne gaúcha segue um rigoroso padrão de qualidade em todas as etapas do processo”, destaca Luiz Alberto Pitta, assessor técnico da Farsul.

A Vitrine da Carne Gaúcha terá uma área de 150 m². A estrutura contará com uma a arquibancada para acomodar o público. Participarão da iniciativa as raças Angus, Devon, Charolês, Hereford e Bradford, os programas de produção de bovinos Apropampa e Alianza Del Pastizal – presente pela primeira vez na Vitrine –, Cooperbúfalo, e as entidades ACBZ – Zebu Gaúcho, Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

Juntos Para Competir

O Salão do Empreendedor Rural é uma promoção do programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS, Sebrae/RS. Ele tem por objetivo incorporar tecnologia e fortalecer a gestão dos sistemas produtivos de carne bovina e ovina. Está é a base de atuação dos projetos de atendimento coletivos do programa. Todas as ações estão orientadas para o aumento de produtividade e eficiência produtiva dos rebanhos, agregando valor à carne produzida nestas propriedades, gerando incremento de renda e competitividade aos produtores rurais.

A programação completa do Salão do Empreendedor Rural e da Vitrine da Carne Gaúcha está disponível aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Agroindústrias de pequeno porte e a inserção no mercado contemporâneo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 10:59

SEBRAE apoia abertura da Sala do Empreendedor em Capão Da Canoa