Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Estímulo para inovar

08/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

O Programa Agentes Locais de Inovação encerra ciclo com duas empresas com destaque no Reconhecimento Inovação Empreendedora, do PGQP

Da Redação

Empresas Toth Tecnologia e TAG de LUX Moda Sustentável receberam reconhecimento do PGQP (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Para crescer é preciso, entre outros fatores, pensar diferente, ou seja, inovar. Para que os pequenos negócios fortaleçam sua participação na economia, o SEBRAE criou, em parceria com o CNPq, o Programa Agentes Locais de Inovação, que tem como objetivo promover a prática continuada de ações de inovação por meio de uma orientação proativa e personalizada. O ciclo que se encerra este ano contou com dois destaques na premiação do Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) entregue em julho: Toth Tecnologia e TAG de LUX Moda Sustentável.

A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, atendida pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth. A iniciativa consiste, conforme detalha o diretor financeiro, Alano Fleck, em um grupo interno para fomentar ideias inovadoras. “O núcleo tem a incumbência de fazer a gestão dos aspectos de inovação, debatendo ideias para novos produtos”, disse. Segundo o diretor, a participação no ALI consolidou o projeto. “Fizemos a formalização da ideia, organizando os controles e a mensuração, e os resultados já apareceram”, comemora, sobre um novo produto que será inserido no mercado a partir dessas reuniões.

A TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi atendida pela agente Marina Rambo, recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresária Dallen Cardoso explica que a empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós. “Trabalhamos com peças que já têm uma história, a partir do garimpo de marcas interessantes”, disse.

Para isso, a empresária formou uma rede de fornecedores em outros Estados, e investe em características como atendimento e ponto de venda para cativar os clientes. “O ALI nos auxiliou a sistematizar melhor tudo isso e, principalmente, a nos fazer acreditar que somos sim inovadores”, afirma. Segundo Dallen, a premiação foi uma surpresa e uma responsabilidade para continuar o trabalho. “Vamos dar continuidade a um projeto que nasceu nesses acompanhamentos, que é uma loja virtual. Ao invés de nos mudarmos para Porto Alegre, acreditamos que um endereço na internet poderá nos manter em nossa cidade e atender lugares mais distantes”, finaliza.

Próximo ciclo do ALI

Conforme a gestora do programa ALI no SEBRAE/RS, Michele Ballejos Seleri, a entidade está finalizando o ciclo 2014-2016 e já planejando o próximo ciclo com a seleção e capacitação de novos agentes que passarão a atuar a partir de abril de 2017.

Para empresas que tiverem interesse em aderir ao projeto, é necessário ter faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. O novo ciclo 2017-2019 contará com 40 agentes distribuídos em seis regionais de atuação do SEBRAE/RS: Metropolitana; Sinos, Caí e Paranhana; Serra Gaúcha; Vales do Taquari e do Rio Pardo, Planalto; e Sul. “A próxima edição terá seis meses a mais do tempo regular praticado até então, atingindo dois anos completos de acompanhamento. É uma iniciativa muito importante, pois impulsiona as características inovadoras de cada negócio”, ressalta Michele.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios