Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Estância Velha oficializará adesão à REDESIMPLES e inaugura Espaço do Empreendedor

31/05/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento será realizado no dia 1º de junho, a partir das 17h30, na Prefeitura Municipal

Da Redação

Município da região do Vale do Sinos vai aderir oficialmente à REDESIMPLES (Foto: Banco de Imagens)

Estância Velha – Um novo tempo para o empreendedorismo do município será inaugurado esta semana. É a integração de Estância Velha à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIMPLES e o lançamento do Espaço do Empreendedor. São importantes marcos para a cidade que serão oficializados nesta quarta-feira, 1º de junho, às 17h30, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Presidente Lucena, 3454.

O evento contará com a participação do prefeito José Waldir Dilkin, de secretários municipais, de representantes da Câmara de Vereadores e de entidades empresariais e de contadores da cidade. Também estarão presentes o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande Sul, Paulo Roberto Kopschina, o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Aurélio Copetti, e da gestora estadual da REDESIMPLES pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, que são parceiros na implementação da REDESIMPLES no Estado.

A rapidez e o comprometimento dos servidores municipais chamaram a atenção na implementação da REDESIMPLES. “Em apenas um mês e meio, Estância Velha montou o Espaço do Empreendedor e aderiu ao sistema para desburocratizar a abertura de empresas”, conta a técnica de Políticas Públicas das Regionais Metropolitana e Vale dos Sinos do SEBRAE/RS, Paula Nicolini. “Mais do que mudar processos, é preciso um novo pensamento e uma nova atitude para estimular o empreendedorismo. E foi o que Estância Velha fez”, relata.

A coordenadora da REDESIMPLES e do Espaço do Empreendedor no município, Alana Riegel, conta que havia uma demanda muito grande por parte dos empresários e dos escritórios de contabilidade pela simplificação dos processos. “Mas não sabíamos como fazer. Foi aí que buscamos apoio no SEBRAE/RS, montamos um grupo de trabalho e abraçamos a oportunidade”, detalha.

Outra novidade é o Espaço do Empreendedor que vai funcionar em uma sala, até então inativa, ao lado da Prefeitura. “Transformamos uma área que ninguém queria, com uma reforma e outro olhar. Agora poderemos receber empresários e contadores para registro e alteração de empresas em um único local”, ressalta Alana. Com o sistema, a concessão de alvarás para empresas de baixo risco, que antes levava cerca de um mês, será feita em até cinco dias úteis.

Entenda a REDESIMPLES

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Janeiro de 2018

Encerra amanhã o prazo para o MEI regularizar situação com a Receita Federal

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 18:45

Inscrições abertas para o projeto StartupRS Scale

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 11:21

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas