Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Porto Alegre tem Sala do Empreendedor

27/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Inauguração da Sala do Empreendedor ocorreu nesta quarta-feira, 27 de julho, e reuniu representantes da prefeitura municipal, SEBRAE/RS e Endeavor Brasil

Da Redação

Cerimônia oficializa início dos atendimentos na Sala do Empreendedor (Foto:SEBRAE/RS)

Porto Alegre – Os empreendedores já constituídos e aqueles que pretendem se aventurar no mundo dos negócios têm, a partir desta quarta-feira, 27 de julho, um espaço que é referência para suas necessidades e demandas, em Porto Alegre. A inauguração da Sala do Empreendedor da Capital gaúcha ocorreu nesta manhã e reuniu o prefeito José Fortunati, o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, o diretor geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, e demais parceiros envolvidos no projeto.

A Sala do Empreendedor está localizada na Rua Siqueira Campos, 805, e funcionará das 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, possibilitando a emissão de Alvarás de Localização e Funcionamento, entre outros serviços que irão agilizar e desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas. “Hoje damos um grande passo para facilitar a vida dos empreendedores de Porto Alegre, iniciativa que evoluirá ainda mais com a aprovação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que propõe a flexibilização da Lei Kiss (Lei de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)”, destacou Alessandro Machado. Conforme o dirigente do SEBRAE/RS, caso as alterações sejam aprovadas, o tempo médio de abertura de empresas em todo o Estado cairá consideravelmente, tendo em vista que a proposta cria novos mecanismos que agilizam a obtenção de alvará pelo Corpo de Bombeiros para empresas que apresentam médio e baixo risco de incêndio.

José Fortunati também enfatizou a importância de alteração na atual lei do PCCI. “Se o Rio Grande do Sul quiser avançar temos que mudar estas regras e eu estarei empenhado neste pleito. Para Fortunati, os benefícios da Sala do Empreendedor, viabilizada pela parceria de várias instituições, serão ainda mais impactantes para o empreendedor com estas alterações na Lei Kiss. “Um ambiente que concentra inúmeros serviços, será ainda mais valorizado se reduzirmos o tempo médio para o registro de uma empresa que hoje, em Porto Alegre, leva mais de 400 dias”, acrescentou Fortunati.

O diretor geral da Endeavor, Juliano Seabra, disse que a inauguração da Sala do Empreendedor é uma das muitas conquistas que deverão ser celebradas em Porto Alegre. Em agosto de 2015, a Endeavor realizou diagnóstico em Porto Alegre, que indicou a cidade como uma das piores capitais do Brasil em relação aos prazos de trâmites para abertura de empresas (484 dias). “A partir do andamento das ações que envolvem a Sala do Empreendedor, a tendência é que os resultados surjam com mais transparência para a sociedade. Quanto mais formalizações de negócios, por exemplo, mais controle há sobre arrecadação, geração de empregos, renda e sustentabilidade econômica local”.

Em todo o Estado, 92 municípios já contam com a Sala do Empreendedor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing