Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Erechim se destaca em indicadores sociais no Perfil das Cidades Gaúchas

13/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Dados fazem parte do levantamento do SEBRAE/RS com os 497 municípios do Estado

Da Redação

Publicação digital mostra Erechim em destaque no IDESE (Foto: Divulgação)

Erechim – Uma cidade com um bom índice de desenvolvimento socioeconômico. Esse é um dos aspectos que chama a atenção para Erechim no Perfil das Cidades Gaúchas. O mapeamento elaborado pelo SEBRAE/RS avaliou 45 indicadores dos 497 municípios do Estado. O material, compilado na forma de gráficos e comparativos, está disponível aqui

O Perfil das Cidades Gaúchas é uma ferramenta para apoiar a tomada de decisões de rumos e investimentos tanto do setor público quanto das empresas. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, informa o superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.

Educação e Capacitação

A publicação digital mostra Erechim em destaque no Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE/2013). A cidade está em segundo lugar no Estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes nesse indicador que avalia critérios de educação, renda e saúde. O primeiro colocado no IDESE é Bento Gonçalves. Além disso, Erechim apresentou um avanço no índice nos últimos anos, que passou de 0,7403 em 2007 para 0,8196 em 2013. “O IDESE é o indicador síntese que tem o propósito de mensurar o nível de desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul. O IDESE é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde”, explica André Campos, gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, responsável pelo estudo.

Outro dado interessante está relacionado à população potencialmente ativa de Erechim, que superou os 73 mil habitantes, representando 71,5% dos moradores do município, segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) de 2014. “Ao combinarmos esse indicador com o resultado do IDESE, percebemos um diferencial para a cidade que é a oferta e a qualificação da mão de obra, em função do nível de estudo da população”, aponta Campos. “Esse fator pode ser decisivo para as empresas e para a qualidade de produtos e serviços oferecidos”, conclui.

A origem do levantamento

O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.

Confira os melhores Índices de Desenvolvimento Socioeconômico entre os maiores municípios gaúchos e a colocação de Erechim:

Ranking do IDESE – municípios com mais de 100 mil habitantes

Bento Gonçalves 0,832
Erechim 0,820
Porto Alegre 0,814
Caxias do Sul 0,810
Santa Cruz do Sul 0,808
Passo Fundo 0,771
Cachoeirinha 0,754
Santa Maria 0,745
Novo Hamburgo 0,740
10º Rio Grande 0,728
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo