Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Energia e tecnologia são os destaques da missão a Hannover

Empresas conhecem as diferenças do segmento energético entre os dois países e inovações que estão melhorando a produtividade da indústria

28/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Grupo gaúcho durante visita técnica na Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Grupo gaúcho durante visita técnica na Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Hannover – Inspiração para produzir mais e melhor. A missão que leva 30 empresas brasileiras para a principal feira industrial do mundo se completa com dois temas fundamentais para a indústria: energia e inovação tecnológica. O grupo conferiu de perto a difusão da energia renovável e a aplicação dos conceitos da Indústria 4.0. A viagem foi realizada a partir de uma parceria entre SEBRAE RS, FIERGS e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para o coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, a participação das micro e pequenas empresas na feira de Hannover é um estímulo para fazer parcerias comerciais e descobrir tecnologias disponíveis na Europa para ampliar a capacidade de mercado no Rio Grande do Sul e no Brasil. “O objetivo é também proporcionar aos empresários o acesso a processos e inovações de vanguarda, que ainda não estão disponíveis no País, para melhorar os produtos e serviços desenvolvidos pelas indústrias brasileiras”, destaca.

A Indústria 4.0 foi um dos principais destaques da Feira Industrial de Hannover. Dallacorte conta que os expositores buscavam formas inovadoras e lúdicas de mostrar como os sistemas e processos podem ser integrados e facilmente acessíveis por aplicativos ou outros dispositivos. “Em um estande, um robô jogava tênis de mesa com os visitantes e ele alterava o padrão e o nível de exigência do jogo conforme o perfil do oponente. Também emitia relatórios completos dos movimentos, velocidade e outros indicadores”, relata. “Em outro espaço, era possível pedir um café com um nível máximo de detalhamento, com temperatura da água, tipo de café, quantidade de mistura, tempo de infusão e todos os processos poderiam ser monitorados eletronicamente, com diversos indicadores, até a obtenção do café pronto”, conta. Essas apresentações serviram para demonstrar o quanto é possível acompanhar todo o processo de produção para fabricar mais e com melhor qualidade.

A tecnologia está disponível mesmo antes da implementação de uma indústria, com a possibilidade de virtualização de toda a linha de produção, para identificar processos, possíveis falhas, localização e todas as estatísticas e parâmetros necessários para estruturar uma unidade. Outro avanço destacado pelo coordenador do SEBRAE RS estava na robótica, com robôs colaborativos, que funcionam quase como colegas de trabalho, interagindo com os operadores humanos ou com outros robôs.

O País da energia renovável

Um dos principais temas que pode ser percebido na Alemanha está relacionado à produção de energia. Mesmo fora dos pavilhões da Feira Industrial de Hannover, era possível identificar miniusinas eólicas ou de geração fotovoltaica. “Até alguns anos atrás, a Alemanha era muito dependente da energia proveniente do carvão. Agora, a geração a partir de fontes renováveis está cada vez mais presente”, impressiona-se Dallacorte. “A diferença é que enquanto no Brasil existem grandes parques, como o de Osório ou de Livramento, no interior do Rio Grande do Sul, na Alemanha, cada propriedade rural ou indústria acaba produzindo sua própria energia com mais estabilidade e menor sobrecarga ao sistema”, ressalta. De qualquer forma, percebe-se que o setor representa uma oportunidade também para as empresas brasileiras não só na geração, mas também em sistemas de gestão e tecnologias que permitam o melhor monitoramento e o aproveitamento da energia gerada.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios