Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas de Caxias do Sul se preparam para obter certificação referência no setor automotivo

29/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do SEBRAE/RS vai capacitar três empreendimentos do município para obter o certificado

Da Redação

Empresas do setor automotivo participam da capacitação (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Três integrantes do projeto Promover a Competitividade das Indústrias da Serra Gaúcha, desenvolvido pelo SEBRAE/RS, iniciaram o Programa de Certificação ISO/TS 16949, que alinha as normas do sistema de qualidade automotiva aplicadas em nível mundial. A ferramenta compreende etapas como projeto e desenvolvimento, produção e assistência técnica de produtos relacionados a essa indústria. As atividades de preparação têm duração de um ano.

A norma técnica, uma forma aprofundada do ISO 9001, foi desenvolvida para estimular a melhoria da cadeia de suprimentos e do processo de certificação, resultando, assim, em novas possibilidades de negócio. Conforme explica o técnico da Regional Serra do SEBRAE/RS Taisson Toigo trata-se de uma ação que a entidade desenvolve esporadicamente, mediante demanda. “Identificamos essa necessidade aqui na Serra e abrimos a seleção”, conta. Foram seis interessadas e três selecionadas: Rezler, Compact e Metalúrgica Guarany.

A conclusão do processo de certificação é importante, inclusive para as pequenas empresas. Os benefícios são: obtenção de licença para negociar internacionalmente e expandir os negócios; melhoria de processos para reduzir desperdícios e minimizar defeitos; remoção da necessidade de múltiplos certificados para a fabricação de veículos; integração da ISO/TS 16949 com outros sistemas de gestão; e demonstração de conformidade para obter novos negócios e perspectivas de investimento. “Nesses 12 meses os empresários irão participar de cursos e consultorias que irão prepará-los para a obtenção do certificado. Essas três empresas, que já fornecem para montadoras, terão novas oportunidades”, comenta o gestor.

A Compact, que produz itens para o ambiente doméstico desde 1978, passou a atender a indústria automotiva em 1990, fabricando aquecedores, térmicas e outros produtos para uso a bordo de veículos. O diretor de Marketing e Qualidade da empresa, Guilherme Poletti, comemora o fato de a empresa já exportar para países da América Latina e África, mas entende que a certificação é fundamental para um mercado cada vez mais exigente. “Temos de estar preparados para atender os clientes com total qualidade e sem margem de erro”, destaca.

Para o executivo, a expectativa após a conclusão do processo é grande. “Estaremos prontos para continuar atendendo bem os clientes que já temos, e também conquistar uma parcela nova de mercado. Afinal, esse é um grande diferencial, já que para muitas empresas grandes do setor o certificado é um diferencial”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha