Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas de Caxias do Sul se preparam para obter certificação referência no setor automotivo

29/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do SEBRAE/RS vai capacitar três empreendimentos do município para obter o certificado

Da Redação

Empresas do setor automotivo participam da capacitação (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Três integrantes do projeto Promover a Competitividade das Indústrias da Serra Gaúcha, desenvolvido pelo SEBRAE/RS, iniciaram o Programa de Certificação ISO/TS 16949, que alinha as normas do sistema de qualidade automotiva aplicadas em nível mundial. A ferramenta compreende etapas como projeto e desenvolvimento, produção e assistência técnica de produtos relacionados a essa indústria. As atividades de preparação têm duração de um ano.

A norma técnica, uma forma aprofundada do ISO 9001, foi desenvolvida para estimular a melhoria da cadeia de suprimentos e do processo de certificação, resultando, assim, em novas possibilidades de negócio. Conforme explica o técnico da Regional Serra do SEBRAE/RS Taisson Toigo trata-se de uma ação que a entidade desenvolve esporadicamente, mediante demanda. “Identificamos essa necessidade aqui na Serra e abrimos a seleção”, conta. Foram seis interessadas e três selecionadas: Rezler, Compact e Metalúrgica Guarany.

A conclusão do processo de certificação é importante, inclusive para as pequenas empresas. Os benefícios são: obtenção de licença para negociar internacionalmente e expandir os negócios; melhoria de processos para reduzir desperdícios e minimizar defeitos; remoção da necessidade de múltiplos certificados para a fabricação de veículos; integração da ISO/TS 16949 com outros sistemas de gestão; e demonstração de conformidade para obter novos negócios e perspectivas de investimento. “Nesses 12 meses os empresários irão participar de cursos e consultorias que irão prepará-los para a obtenção do certificado. Essas três empresas, que já fornecem para montadoras, terão novas oportunidades”, comenta o gestor.

A Compact, que produz itens para o ambiente doméstico desde 1978, passou a atender a indústria automotiva em 1990, fabricando aquecedores, térmicas e outros produtos para uso a bordo de veículos. O diretor de Marketing e Qualidade da empresa, Guilherme Poletti, comemora o fato de a empresa já exportar para países da América Latina e África, mas entende que a certificação é fundamental para um mercado cada vez mais exigente. “Temos de estar preparados para atender os clientes com total qualidade e sem margem de erro”, destaca.

Para o executivo, a expectativa após a conclusão do processo é grande. “Estaremos prontos para continuar atendendo bem os clientes que já temos, e também conquistar uma parcela nova de mercado. Afinal, esse é um grande diferencial, já que para muitas empresas grandes do setor o certificado é um diferencial”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional