Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empresários encontram oportunidades no Peru e na Colômbia

30/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

SEBRAE/RS lidera grupo com foco em petróleo, gás e mineração, que retorna nessa quinta-feira ao Estado

Da Redação

Os técnicos do SEBRAE/RS Guilherme Menezes e Cleverton da Rosa lideram a missão técnica (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O grupo, que partiu em uma missão de prospecção para a Colômbia e o Peru, volta com boas notícias e a perspectiva de novos negócios na bagagem. Liderados por uma comitiva de técnicos do SEBRAE/RS, empresários gaúchos seguiram um roteiro de reuniões e visitas nos dois países da América Latina entre os dias 21 e 30 de abril. Embora a viagem fosse destinada a montar um mapeamento de oportunidades da indústria, os participantes da missão retornam ao Brasil, deixando portas abertas para fechar negócios nos dois países.

Para o coordenador de projetos de Petróleo, Gás e Energia do SEBRAE/RS, Guilherme Menezes, “a concorrência na indústria tem reforçado a importância de as empresas se tornarem mais competitivas e buscarem novas oportunidades em mercados promissores e pouco explorados”. Essa avaliação levou o Projeto Qualimundi, coordenado por Menezes, a embarcar em uma viagem de prospecção com destino à Colômbia e ao Peru. “Uma das vantagens competitivas desse grupo gaúcho é que, na sua grande maioria, as empresas fornecem para vários segmentos no Brasil”, analisa.

A diversidade característica da indústria gaúcha pode render frutos na mineração. Ubiratan Rezler, diretor da Rezler Chavetas, de Caxias do Sul, está empolgado. “Vim representando um grupo de empresários e não tinha expectativa de sair daqui já com uma cotação do meu produto, pois chaveta é um item bastante específico, já que é uma peça que serve de trava para outras peças”, explica. A comitiva também recebeu cotações para outras participantes do Projeto Qualimundi. “Se as empresas se interessarem podem sim fazer negócios no Peru”, aconselha o empresário.

Já o mercado colombiano apresenta oportunidades maiores no setor de petróleo e gás. “Realizamos contatos com empresas e entidades que abrem portas para vários setores econômicos possuindo uma visão global da economia, mesmo que o país esteja passando por um momento de poucos investimentos na área de exploração”, observa Menezes, do SEBRAE/RS. O coordenador ressalta que, em Cartagena, existem muitas oportunidades, como a ampliação da refinaria Refricar e com os estaleiros existentes na região.

O grupo também visitou a feira Colômbia Oil & Gas e identificou que há oportunidade de participação diferenciada em um próximo evento. Segundo o gestor do Projeto Qualimundi da Região Metropolitana de Porto Alegre, Cleverton Paranhos, que também acompanha a viagem, países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Colômbia estão representados na feira. “É de se pensar um trabalho conjunto para que na próxima edição tenhamos um estande do Brasil aqui”, projeta.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae