Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Tendências em alimentos e bebidas

13/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

A missão empresarial brasileira que está participando da Feira ANUGA 2015, na Alemanha, tem o apoio do SEBRAE/RS

Da Redação

Grupo gaúcho na Feira Anuga 2015 (Foto: SEBRAE/RS)

Colonia – Os primeiros passos da Missão Empresarial Brasileira que está visitando a feira internacional Anuga 2015, em Colonia, na Alemanha, foram de conhecimento sobre tendência em produção e venda de alimentos e bebidas. A participação de micro e pequenas empresas gaúchas em um dos maiores eventos mundiais do setor tem o apoio do SEBRAE/RS e contabiliza nove empreendimentos que compõem o grupo com demais empresas nacionais. Até o dia 16 de outubro, a programação busca contatos de prospecção de negócios e oportunidades para internacionalização.

De acordo com as informações relatadas pela técnica da Gerência Setorial da Indústria no SEBRAE/RS Marcia Luciane Thier, no primeiro dia das atividades o grupo cumpriu uma agenda voltada ao conhecimento de tendências. “As nove micro e pequenas empresas apoiadas pelo SEBRAE/RS realizaram visita guiada na área chamada Trend Zone, onde foi organizada uma apresentação sobre as principais perspectivas em alimentação mundial, avaliadas pela Innova Market Insights, uma agência norueguesa especializada em estudos de inovações pelo mundo”, conta ela.

Entre os temas apontados pelos pesquisadores, a importância das boas gorduras e bons carboidratos na composição dos ingredientes alimentares deve ser foco de atenção para todos os tipos de produção. “Tendências em embalagens transparentes, que possibilitam ao consumidor visualizar o que está comprando, e novas texturas em alimentos como resultado de novas tecnologias na produção foram mostradas pelos especialistas da agência”, complementa a técnica.

Em seguida, resume Márcia, também houve a apresentação da área Anuga Taste 15, feita por uma das diretoras da Feira, Christine Hackmann. “Ela demonstrou aos empresários gaúchos na Missão os 61 produtos mais inovadores, que foram escolhidos por um júri, entre mais de 600 itens avaliados. Foi uma oportunidade de pensar em como levar essas novas ideias para casa e as possibilidades para agregar valor aos produtos brasileiros”, diz.

A empresária Elaine Camargo, da empresa Doce Amor, de Porto Alegre, especializada em produtos diet, comenta que identificou um produtor mexicano que tem um açúcar líquido não absorvível pelo organismo humano. Esse açúcar poderá substituir a sucralose, caso os testes a serem realizados na empresa comprovem sua eficácia. Também a empresária Ana Amélia Saccol, de Santa Maria, que trabalha com cantinas em instituição de ensino, ressalta a oportunidade de identificação de potenciais parcerias internacionais na feira e entre os próprios empresários da missão, pois o networking criado entre o grupo é muito interessante. Ela observa que o Brasil acompanha e segue essas tendências mundiais apontadas pela agência de inovação.

A realização da viagem e a programação local é resultado da parceria do SEBRAE, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Enterprise Europe Network (EEN) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nos demais dias do evento, as empresas gaúchas terão a oportunidade de conhecer os lançamentos da indústria que cerca o setor de alimentos, desde máquinas e equipamentos, até embalagens, tecnologias de armazenagem, produção e vendas de diversos tipos de comidas e bebidas. “O objetivo principal da Missão Empresarial é prospectar negócios para futuras exportações ou parcerias para inovação em produção”, reforça Marcia, do SEBRAE/RS.

No roteiro dos dias de Feira, o grupo também passará por duas importantes programações fora dos pavilhões do evento. Serão as visitas técnicas à Friesland Campina, a 6ª maior empresa mundial no ranking do setor de laticínios, tendo seus produtos presentes em mais de 100 países, e ao Instituto Fraunhofer, um centro de pesquisas tecnológicas que desenvolve serviços técnicos para indústrias.

A Feira de Anuga tem como foco central as tendências do futuro para os setores de alimentos e bebidas e apresenta essas tendências por meio de “dez feiras em uma” – referente às dez áreas de exposição que representam subsetores específicos dentro do evento. Na última edição, realizada em 2013, ela reuniu 6.777 expositores de 98 países, sendo a maior parte deles da Europa, Ásia e América. Para 2015, a previsão dos organizadores é receber mais de 150 mil visitantes representantes de 187 diferentes países. Anuga terá 284 mil m2 de área de exposição.

Além disso, a Grécia é o país parceiro e terá exposições especiais sobre suas especiarias e possibilidades de produção. O perfil dos visitantes, assim como o dos empresários brasileiros, é de tomadores de decisão nas companhias, executivos de indústrias de alimentos e bebidas, cooperativas, representantes comerciais, importadores e exportadores de alimentos, fornecedores, profissionais de serviços de alimentação, empresas de catering, nutricionistas, economistas, técnicos de alimentos, entre outros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios