Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresários do setor de energia criam rede cooperada Brasil Solar

Iniciativa conta com apoio do Sebrae RS na organização e projeto de expansão

21/12/17

Da Redação

COMPARTILHE

Uma iniciativa de cinco empresários do setor de energia ajudará a transformar a realidade do setor em solo gaúcho. As micro e pequenas empresas uniram esforços para criar a Rede Brasil Solar, que conta com apoio do Sebrae RS no planejamento de novas ações de expansão. Os primeiros meses de atuação foram dedicados à regulamentação jurídica da rede e diversas ações de mercado.

Iniciativa mobilizará empresários do segmento de energia (Foto: Banco de Imagens)

A gestora de projetos do Sebrae RS na região Sul do Estado Luciana Fonseca conta que a ideia surgiu a partir da necessidade observada pelo proprietário da Bonsai Energia Solar, Igor Cunha. “Ele faz parte do nosso projeto Energia Mais – Região Sul, que esse ano teve como foco o desenvolvimento comercial dos empreendimentos. Com o objetivo de estruturar a rede, passamos, então, a prestar consultoria especializada e apoio no planejamento estratégico”, disse.

O empresário explica que o trabalho cooperado é um desejo antigo, e que começou a tomar forma quando, com outros empreendimentos do segmento, participou de uma reunião com o Banrisul sobre a abertura de linhas de crédito. “Na ocasião, conversei com outro empreendedor, o Fernando Frest, que já havia tentado colocar um projeto semelhante em prática. Juntos elaboramos uma nova tentativa”, relembra. Em poucas semanas outros profissionais se juntaram ao projeto, e começaram a definir os objetivos e ações futuras. “Percebemos que o mercado de energia está crescendo de forma acelerada, porém, sem muita organização, e que empresas de outras áreas estão apostando nisso como nova área de atuação”, ressalta Cunha.

Segundo ele, o mercado gaúcho vive um bom momento e está entre os três estados com o maior número de instalações. Nesse contexto, a Rede Brasil Solar proporcionará intercâmbio entre as empresas, resultando em marketing qualificado, estruturação de processo de vendas, instalações e projetos, desenvolvimento técnico e preços acessíveis. “Os primeiros meses foram de trabalho intenso. Além dos aspectos jurídicos, trabalhamos na captação de clientes, venda e pós-venda e organização da expansão, além da participação em feira e negociações com grandes empresas”, revela.

Para 2018 já existe um calendário de ações a ser aplicado. “Estamos pensando na expansão da rede, com novos negócios, bem como no objetivo que é atender o Estado com agenda de feiras e eventos pré-definidos. Elas também farão parte do projeto do Sebrae RS, o Energia Mais, para que todos possam aprimorar o processo de vendas”, finaliza. As empresas participantes são das cidades de Rio Grande, Pelotas, Santana do Livramento, Santa Maria, Cruz Alta e Gravataí.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha