Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresário gaúcho organiza vida com ajuda do Empretec

24/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

O dono da RC Box, Remi Chenquel, consegue agora folgas semanais para lazer com a família

Hédio Ferreira Júnior

Brasília – O empresário Remi Chenquel tinha um ritmo frenético de trabalho. Fabricante de boxes para banheiros, esquadrias de ferro e portões automatizados, trabalhava de domingo a domingo, muitas vezes até tarde da noite, e lamentava a falta de tempo para acompanhar o crescimento do filho.

Morador de Rolante (RS), ele então decidiu se inscrever em uma turma do Empretec – seminário que reforça as características empreendedoras nos participantes – que o Sebrae levava para a cidade, no começo dos anos 2000. Apreensivo em ter que se afastar nove dias da linha de produção, percebeu que precisava se organizar e ter mais tempo para investir no próprio negócio e, principalmente, em si mesmo e na família.

Chenquel agora comanda a RC Box e mais três funcionários com tranquilidade. A empresa completou 20 anos em 2012. Com os ensinamentos do curso, passou a planejar toda a linha de produção, incluindo pedidos e prazos de entrega, além de anotar suas obrigações em tabelas ou em um quadro na oficina. “Descobri que 60% do que se coloca no papel se realiza. Trago isso comigo e tem dado muito certo”, afirma Remi.

Tão certo que pouco tempo depois do seminário o empreendedor passou a destinar os sábados ao lazer e à família. Há cerca de quatro anos, encerra seu expediente da semana às quintas-feiras à noite. No verão, segue com a família para a praia às sextas-feiras.

Para ampliar a visão dos negócios, já realizou diversas visitas técnicas a grandes empresas sediadas na região Sul do país, como a Tramontina, em Farroupilha (RS), a Randon, fabricante de carrocerias de caminhão, em Caxias do Sul (RS), e a Todeschini, em Bento Gonçalves (RS), além da Hering, em Blumenau (SC), e da Tigre, em Joinvile (SC).

Há dois anos, ele iniciou um curso específico para serralheiro – desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Gerdau. “Meu lucro aumentou e até recebi mais trabalho. O Empretec é um benefício não só para os negócios, mas para a própria qualidade de vida do empreendedor”, comemora.

 

40 anos

A trajetória desse e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha