Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empresa gaúcha é selecionada em concurso nacional da Ancine

SouthBox Game Studio, de Passo Fundo, receberá verba para desenvolvimento de game com perspectiva de crescimento

05/06/17

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedores da SouthBox (Foto: Arquivo Pessoal)

Passo Fundo – A SouthBox Game Studio, pequena empresa criada em Passo Fundo, foi uma das 23 vencedoras do 1º Edital de Jogos Eletrônicos promovido pelo BRDE (Banco Regional Desenvolvimento do Extremo Sul) – Fundo Setorial do Audiovisual, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Ela é a única do Rio Grande do Sul a ser contemplada na seleção, em regime de concurso público, para fomento da área de jogos eletrônicos e tecnologia. O processo foi feito em parceria com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames).

Desde 2016, a Southbox, que produz jogos e simuladores digitais é participante de projeto do Programa Digital da Regional Planalto do SEBRAE RS. A proposta selecionada ganhou mais de R$ 498 mil no edital. Chama-se Super Volley, uma união entre o esporte vôlei e o jogo de lutas chamado Street Fighter. Ele pode ser usado de forma única, em grupo, online e offline. “Previsto para computadores e consoles de videogame, é do tipo arcade de esporte com poderes especiais e trapaças. Tem suporte para partidas com até quatro jogadores, e apresenta diferentes personagens, cada qual com seu próprio conjunto de habilidades”, explica o sócio da empresa Lucas Tonial Scortegagna.

O jovem empreendedor acredita que fazer jogos estando no interior do Rio Grande do Sul não é tarefa fácil, mas com a ajuda do SEBRAE RS as dificuldades se tornam menores. “Nós mantemos muito contato com as empresas de Porto Alegre para intercâmbio de informações da área. Sem o trabalho da entidade seria impossível seguir em frente no edital da Ancine, por exemplo, por razões de conhecimento. O especialista que nos atende foi essencial para conseguirmos finalizar itens burocráticos e orçamentários em tempo”, revela.

Junto ao SEBRAE RS, a empresa possui o auxílio de um profissional que vai até sua sede mensalmente e trabalha com indicadores de desempenho. De acordo com a gestora do projeto, Doriane Ferrari, o consultor ajudou a mapear esses indicadores, sobretudo, os financeiros, além do planejamento estratégico a curto, médio e longo prazos que fizeram o empreendimento conhecer os seus próprios números e informações importantes.

Doriane esclarece que o maior gargalo de um pequeno negócio de games está na gestão. “Parte dessas micro e pequenas empresas são nascentes em uma incubadora, porém com vontade de ser uma pessoa jurídica de fato e de direito. Criam um CNPJ, formalizam tudo e participam das atividades oferecidas por projetos tal como o do SEBRAE RS, que englobam ações de mercado, gestão e inovação”, analisa.

O Projeto Digital Planalto começou em 2016 e terá dois anos de duração. Nesse período, contará com consultorias focadas no segmento de Jogos Digitais como planejamento e produção e marketing orientado para jogos, entre outros. Além disso, serão realizadas ações de acesso a mercados como da região das Missões e rodadas de negócios (participação no BIG Festival) e exposição em feiras como a BGS – Brasil Game Show, ambas em São Paulo.

Sobre o edital BRDE-FSA e Ancine

De acordo com informações do próprio BRDE, o objetivo do concurso público é:

  • Induzir o desenvolvimento da indústria e do mercado brasileiro de jogos eletrônicos;
  • Expandir a produção independente de jogos eletrônicos com qualidade técnica e artística e diversidade de gêneros, autores, públicos-alvo e origens regionais;
  • Estimular a produção independente de jogos eletrônicos com alto grau de competitividade nos mercados doméstico e internacional;
  • Melhorar a posição competitiva das empresas brasileiras independentes de jogos eletrônicos nos mercados interno e externo.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios