Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

MPE de Caxias do Sul ganha reconhecimento nacional

02/01/13

Da Redação

COMPARTILHE

A Ebios Tecnologia conquista menção honrosa no Prêmio Empreendedor de Sucesso, da Editora Globo

Da Redação

Empresa entrou em operação em janeiro de 2010, em Caxias do Sul (Foto: Ebios\Divulgação

Caxias do Sul – A conexão entre a sustentabilidade e os avanços tecnológicos é o conceito que norteia as atividades da Ebios Tecnologia. A empresa que entrou em operação em janeiro de 2010 na cidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, vem apresentando ao mercado uma linha completa de produtos revolucionários e inovadores com ampla gama de aplicações nos diversos segmentos das indústrias automotiva, petrolífera e da construção civil.

Um modelo ambientalmente correto era o que o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futsal, Ângelo Guerra, procurava para abrir um negócio. No fim de 2008, ele conheceu o projeto de fabricação de uma fibra de polipropileno – o plástico, com características e propriedades únicas, oferece equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas – atóxica e reciclável que pode ser utilizada em processos industriais. O empreendedor comprou a ideia, a tecnologia, os equipamentos e desenvolveu os produtos.

“Presenciamos uma mudança cultural. A legislação ambiental toma corpo em nosso País, movimentando a economia e exigindo adaptações das empresas às novas regras. Motivada pelo desafio, a Ebios Tecnologia fabrica mantas para isolamento térmico e acústico e materiais que absorvem óleo. Primeiro, oferecemos as mantas para a indústria automobilística, que utiliza nas áreas internas de carros e ônibus. Depois, levamos o produto para a construção civil, aplicado no isolamento de pisos, paredes e tubulações”, explica o sócio-diretor, Guerra.

Com apenas dois anos de atuação, a startup procurou o auxílio do Sebrae/RS e já colhe resultados positivos dessa parceria. Após aderir ao projeto Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia da Serra Gaúcha – Fase 2, no início de 2012, foi desenvolvido um diagnóstico de maturidade da gestão que aponta as reais necessidades da empresa. “Promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, visando a adequação da base de fornecedores e estimulando os processos locais de desenvolvimento são os objetivos da iniciativa do Sebrae”, explica o gestor do projeto, Aldoir Bolzan de Morais.

A participação no programa Rumo a ISO 9000, que faz parte do projeto, foi o segundo passo: o registro garante o cumprimento das normas estabelecidas pela ISO. Ou seja, assegura a existência de um sistema de garantia da qualidade implementado na empresa – seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou governamental. “Além deste trabalho na busca da certificação ISO 9000, implantamos o programa de indicadores de desempenho, e várias capacitações e consultorias de gestão e mercado. A Ebios Tecnologia também participa ativamente dos encontros mensais promovidos pelo projeto”, completa Morais.

Oficinas de formação de preços, gestão de pessoas e cadastro junto a Petrobras também fazem parte do currículo da empresa, graças ao Sebrae/RS. O engajamento durante os trabalhos fez com que a empresa fosse reconhecida nacionalmente, mesmo com pouco tempo de vida ativa. Em cerimônia realizada no dia 6 de dezembro de 2012, a Ebios recebeu menção honrosa durante a premiação do Empreendedor de Sucesso, que faz parte do Movimento Empreenda. Uma iniciativa da Editora Globo para encorajar e capacitar o empreendedor brasileiro.

Entre 2010 e 2011, o faturamento do negócio aumentou em 145% e a receita de 2012 continuou superando expectativas: “Crescemos mais de 120%”, afirma Guerra. Depois dos resultados favoráveis, o empreendimento pensa em continuar qualificando o negócio, em 2013, com o projeto do Sebrae/RS Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia da Serra Gaúcha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae