Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empresa da beleza aumentam faturamento

11/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Números são relativos a pequenos negócios que participam de projeto do SEBRAE/RS na Região Metropolitana

Da Redação

SEBRAE/RS capacita gestores e qualifica empresas de beleza (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – As empresas participantes do Projeto Beleza Metropolitana do SEBRAE/RS estão na expectativa sobre a divulgação dos resultados globais do Programa de Indicadores de Desempenho. Marcado para o dia 14 de dezembro, o evento de apresentação, que representa apenas uma parte do trabalho que vem sendo desenvolvido de capacitação da gestão dos negócios da beleza, vai reunir empresários, consultores e gestores, na Rua General João Manoel, 282, Centro da Capital, a partir das 19h.

Os Indicadores de Desempenho são instrumentos de gestão essenciais para as atividades de monitoramento e avaliação das empresas. A partir deles, os empreendedores podem acompanhar o alcance das metas, identificar a evolução da produtividade e do faturamento, além de verificar melhorias da qualidade, correção de problemas e tomar decisões sobre mudanças, quando necessário. De acordo com o técnico da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS Lucas Alves a satisfação de ver resultados promissores para os pequenos negócios que participam do Projeto atualmente é o que garante o otimismo do grupo, mesmo que o cenário da economia regional e nacional não esteja positivo neste final de 2015.

“O trabalho de verificar os indicadores de desempenho das 40 micro e pequenas empresas que compõem, hoje, o Projeto Beleza Metropolitana iniciou em 2014 e haverá continuidade em 2016”, comenta Alves. Alguns resultados apontam que, enquanto a economia de modo geral fechará o ano com retração, o faturamento dos negócios participantes do Projeto terá aumento médio de 8%, o que demonstra a força do segmento. “Todos eles implementaram práticas de controle de gestão, avaliando os fatores mais importantes para seus negócios de forma sistêmica, mensalmente”, exemplifica.

Um desses casos é o Salão Espaço Mulher, localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A partir da consultoria com foco em arquitetura de interiores, a proprietária, Cláudia Cristina Silva da Graça, investiu na troca de todas as luminárias, usando lâmpadas de led. “A troca toda ocorreu no mês de outubro. Em novembro percebi que, mesmo trabalhando mais horas, a conta da luz veio muito semelhante ao mês anterior, ou seja, já foi possível ter uma ideia de que valeu o investimento”, afirma a empreendedora.

Com três anos à frente da empresa e participando do Projeto do SEBRAE/RS desde 2013, Cláudia reconhece os benefícios do trabalho. “Com as orientações dos consultores, as reuniões do grupo, a rede de relacionamentos que criamos e tudo mais que o projeto proporciona, eu apenas tive retornos positivos. No mês de novembro, a minha lucratividade simplesmente registrou 41,5% sobre o mês anterior”, diz.

No Espaço Mulher trabalham apenas duas pessoas para todos os serviços capilares, incluindo química, unhas e maquiagem. “Acontece que o negócio está dimensionado para oferecer um atendimento muito privado, praticamente único. Temos duas clientes ao mesmo tempo apenas e isso nos deixa em condições especiais em relação aos salões que fazem até três serviços juntos”, conta Cláudia.

Análise que ajuda a crescer

Para Lucas Alves, a apresentação dos resultados do trabalho Indicadores de Desempenho também terá boas perspectivas quanto ao aumento no ticket médio do consumo dos clientes. “Esse é um elemento interessante, pois ele é reflexo de melhorias no atendimento, na oferta de serviços e na variedade de itens comercializados nos salões”, observa. Internamente, no grupo, os empresários avaliam que há um “espírito de parceria” que colabora para a troca de conhecimento, boas práticas e compartilhamento de informações de mercado.

No dia 14, além da apresentação geral dos gestores do SEBRAE/RS, os empresários conhecerão as principais ações que serão realizadas em 2016 em um momento de celebração.

Informações sobre o evento e detalhamento dos Indicadores de Resultados podem ser obtidas por meio do telefone (51) 3216.1566, com Lucas Alves. Ou pelo e-mail: lucasa@sebrae-rs.com.br

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae