Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empreendedorismo recorde na Região Sul

01/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cerca de 6,7 milhões de pessoas são donos de seu próprio negócio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Da Redação

Jovens lideram o empreendedorismo no Sul (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – O mais importante mapeamento de empreendedorismo mundial revela um perfil em alta na Região Sul. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do SEBRAE, mostra que 45 milhões de brasileiros são empreendedores. Desse total, cerca de 6,7 milhões, ou 35,1% da população com idade entre 18 e 64 anos, estão no Sul. É a segunda maior participação regional só perdendo para o Nordeste, com 36,4% de empresários.

Os dados indicam a expansão no número de pessoas que opta por ter seu próprio negócio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2013, o percentual de empreendedores sobre a população economicamente ativa era de 28,6%. No ano anterior, chegou a 31,3%. O número de 2014 é um recorde na taxa de empreendedorismo da região. Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, a vitalidade do empreendedorismo indicada pela pesquisa pode ser atribuída a um ambiente legal mais adequado ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “A pesquisa GEM ratifica nosso comprometimento com a causa do empreendedor e aumenta ainda mais a responsabilidade e a missão do SEBRAE em promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fomentando o empreendedorismo”.

O Sul também se destaca na proporção de empreendedores iniciais por oportunidade, com um índice de 82,2%, o maior entre todas as regiões brasileiras e bem superior à média nacional de 70,6%. “Na região, essa proporção apresentou crescimento expressivo de 4,0 pontos percentuais de 2013 para 2014, indicando maior dinamismo do mercado regional”, aponta o estudo. E o percentual deve continuar em alta. A pesquisa também questionou sobre as oportunidades para começar um novo negócio nos próximos seis meses e 63,1% dos entrevistados da Região Sul afirmaram ver boas possibilidades. O indicador é bem maior que o obtido junto à população nacional, de 55% para a mesma avaliação, e supera todas as regiões brasileiras. O percentual também está acima do registrado em 2013 no Sul, com 48%.

O perfil de quem começa a empreender é jovem. A maioria dos empreendedores do Sul, 52,8%, tem entre 18 e 34 anos. Já os indivíduos com 55 a 64 são os menos dispostos a iniciar um negócio, com 10,3%, um índice pouco superior ao nacional, que é de 10%. A pesquisa revela ainda que 48,1% dos empreendedores iniciais têm pelo menos segundo grau completo ou mais, 58,5% são casados ou vivem em união estável e a imensa maioria, 87,7% de quem começou a empreender na região é branco.

Outro fato que chama a atenção é que entre os empreendedores estabelecidos, que são os que distribuíram rendimentos, como pró-labores ou salários por mais de 3,5 anos, a Região Sul apresenta a melhor proporção de empreendimentos com ao menos um empregado, 26,5%. No País, essa proporção é de 20,5%.

Para a pesquisa GEM Brasil 2014, foram entrevistados 10 mil indivíduos de 18 a 64 anos em todo País, sendo 2 mil por região. Eles foram ouvidos a respeito de suas atividades e aspirações individuais relacionadas à atividade empreendedora. Também foram consultados 22 especialistas da Região Sul (e 108 em todo Brasil) sobre aspectos relativos ao ambiente de negócios que condicionam a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos no Brasil e em suas regiões.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae